Você sabe o que é produtividade compassiva? Thais Godinho pontua sobre o conceito desenvolvido pela especialista

0

A produtividade que impede o profissional de evoluir, acaba sendo denominada tóxica. Infelizmente, com o mundo acelerado, é bem comum pessoas ficarem doentes por conta do trabalho excessivo. De acordo com a pesquisadora, professora, escritora e empresária, Thais Godinho, o conceito de Gestão de Tempo, isto é, técnicas para aprimorar a realização de tarefas, se tornou ultrapassado.

Diante desse pensamento, a profissional com mais de 190 mil seguidores no Instagram, que vem preparando sua tese de doutorado em Ciências Sociais com foco em sociologia e cultura do trabalho, defende o conceito denominado pela própria como Produtividade Compassiva. Mas, o que é esse conceito?

Segundo Thais, criadora do termo, Produtividade Compassiva dá o direito do profissional escolher uma vida onde se tenha mais qualidade com uma rotina mais tranquila e ainda sim, conseguindo chegar aos seus objetivos e realizações do trabalho. “Esse conceito demonstra com propriedade científica a possibilidade de um equilíbrio em cuidar da saúde, da casa, da vida e ainda ter um bom rendimento no trabalho sem comprometer o psicológico, físico ou emocional de ninguém”, explica a paulista.

A tese sobre Produtividade Compassiva vai contra a produtividade tóxica que impede uma pessoa de dormir para finalizar um trabalho. Muito ao contrário, ela balanceia as prioridades, dando uma melhor qualidade de vida. “Ela é sobre você se olhar, se enxergar, se respeitar e conhecer as suas próprias necessidades”, comenta.

Por outro lado, o compassivo também diz respeito ao outro, porque quando o profissional se organiza, acaba impactando em absolutamente todo mundo ao redor. “Você vai ter uma rotina mais organizada, não vai chegar atrasado em reuniões, não vai atrasar o cronograma da equipe, vai conseguir ficar de olho nos próprios projetos e nos da sua equipe, ajudar o filho no dever de casa, estar mais próximo a família. É um conjunto de fatores que ajudam na produtividade”, completa.

A Produtividade Compassiva e o Budismo

A compaixão vem do Budismo onde a mente não apenas gera empatia pelo sofrimento do outro, mas uma vontade intrínseca de ajudar ao próximo. Entretanto, essa ajuda precisa ser realizada primeiro sobre si, para que aí então com o próximo. “É o negócio de colocar a máscara de oxigênio primeiro em você, para aí então pôr no outro”, exemplifica. Em tese, a Produtividade Compassiva busca uma relação mais humanitária no trabalho, o que consequentemente, traz mais satisfação.

Conheça mais Thais Godinho:
https://www.instagram.com/vidaorganizadaoficial
https://linktr.ee/vidaorganizadaoficial

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.