Dicas para surpreender seus clientes e fidelizá-los
Fidelizar clientes é essencial para qualquer empresa, de qualquer tamanho ou nicho. Segundo dados de uma pesquisa da Harvard, um aumento de 5% na taxa de fidelização de clientes de uma empresa pode significar um aumento de até 95% no faturamento do negócio no longo prazo. Isso porque um cliente fidelizado aumenta suas compras e está disposto a pagar mais pelos produtos e serviços da empresa em que confia.
No entanto, fidelizar clientes não é tarefa fácil. Se fosse, não teríamos uma taxa de falência de empresas de 60% em 5 anos, nem tampouco teríamos 99% de micro e pequenas empresas em nossa economia: afinal, se fidelizar fosse fácil, todas essas empresas evitariam a falência e conseguiriam crescer de nível mais facilmente, se tornando médios e grandes negócios.
No entanto, ser difícil não é a mesma coisa que impossível. Quer ver algumas dicas para surpreender e fidelizar clientes? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!
5 dicas para fidelizar clientes
1. Envie brindes, presentes e mimos
Uma boa dica para fidelizar seus clientes é o envio de brindes, presentes, mimos e outros tipos de bens que possam funcionar como agrados a fortalecer uma relação positiva entre o seu consumidor e, claro, a sua marca.
Investir em presentes desse tipo, como em brindes personalizados na Bríndice, permite que você entregue um valor simbólico que faz toda a diferença para o consumidor.
É, mais ou menos, como receber uma lembrança positiva de uma pessoa do seu dia a dia. Suponha que alguém entrega um bombom em algum momento do dia e fala: “Hoje é seu aniversário, né?”. Você ficaria contente, mesmo que o bombom fosse barato, não é mesmo? Isso porque o que conta mesmo é a atitude: ela que tem um alto valor, não o valor.
Por isso, entregar brindes, presentes e mimos em datas especiais e eventos específicos é uma ótima forma de ganhar essa percepção e fazer com que o seu cliente se sinta bem e que goste da sua marca, voltando a comprar no futuro.
2. Reúna dados de reclamações e corrija
Você sabia que uma má experiência com a sua empresa afasta o cliente da fidelização? É uma questão básica: quanto pior for a experiência, menos provável é que o consumidor volte a repeti-la.
De fato, há alguma margem de manobra para as empresas: as pessoas estão dispostas a perdoar uma vez os negócios, mas a partir da 3ª experiência negativa, elas já não voltam a interagir ou comprar novamente.
Por isso, é vital que seu negócio reúna dados sobre as reclamações mais comuns e, assim, possa corrigir os problemas assim que eles surgirem e impedir que voltem a acontecer com outros consumidores.
3. Estimule a fidelização
A fidelização de clientes é um processo que ocorre organicamente: sua empresa faz bons atendimentos e, com o tempo, começa a acumular mais clientes fiéis e esse número vai crescendo.
No entanto, o ritmo desse processo é lento, se deixado às margens do funcionamento natural do mercado. Por isso, sua empresa precisa de um mecanismo de estimulação da fidelização dos consumidores de maneira mais controlada e mais eficiente do que o mecanismo orgânico.
Na prática, isso significa criar um sistema de condições que tornem a fidelização mais vantajosa para o seu cliente. Lembre-se de uma das principais regras da Teoria dos Jogos: as pessoas vão para o caminho de menor resistência e maior vantagem, sempre. Portanto, crie ações de estímulo que reduzam ao máximo a resistência e aumentem ao máximo as vantagens da fidelização.
4. Invista em Branding
O Branding é um tipo de marketing muito focado na fidelização dos clientes, especialmente de empresas cujo produto ou serviço é recorrente, ou seja, pode ser comprado várias vezes em um curto período de tempo.
Veja, por exemplo, quantas ações de Branding empresas como a Coca-Cola ou o McDonald’s fazem. O objetivo não é só vender mais, mas também manter os seus clientes fidelizados.
Mesmo que você seja uma empresa pequena, vale a pena investir em Branding para manter seus clientes fidelizados dentro de uma comunidade atrelada à sua marca. Isso trará muitos bons resultados no longo prazo.
5. Faça pesquisas
Por fim, lembre-se de que apesar de muitos empreendedores trabalharem no “instinto”, essa não é uma abordagem adequada para o trabalho de fidelização de clientes.
Na prática, o melhor a fazer é buscar dados e fazer pesquisas completas para conseguir ter informações confiáveis para guiar sua postura. Sua estratégia está funcionando? Onde pode melhorar? Só dá para responder isso com uma análise dos dados.
Pronto! Agora que você viu essas dicas para fidelizar clientes, poderá colocar em prática essas estratégias e, assim, aumentar progressivamente a sua taxa de fidelização de consumidores. Lembre-se de que quanto mais você fidelizar consumidores, mais você conseguirá lucrar com estabilidade e ter as ferramentas necessárias para sobreviver às crises e crescer seu negócio.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais!