5 de agosto: Dia Nacional da Saúde: Conheça os principais fatores de risco para a saúde da sua coluna
Dia 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde. Uma data cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de ter um estilo de vida mais saudável além da educação sanitária. A data foi escolhida para homenagear o médico sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.
O Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica, sempre salienta em suas falas e entrevistas sobre os principais fatores de risco que contribuem para diversas patologias que acometem a coluna: “Artrose, bico de papagaio e hérnia de disco, por exemplo, são doenças degenerativas influenciadas diretamente pela genética (hereditariedade) e que podem ser agravadas por má postura, movimentos repetitivos ao curvar a coluna, carregar peso excessivo, sedentarismo (falta de atividade física), obesidade e tabagismo.”
Atividade física:
Fundamental em qualquer idade é um dos principais meios de cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida. Com atividade física em dia, é possível prevenir doenças crônicas e ter mais disposição.
Carregar peso em excesso:
As principais consequências em carregar peso excessivo ou de forma errada no dia a dia são: dores na coluna, desvios posturais, tendinites, contraturas, lesões, formigamentos, entre outros fatores que podem progredir para algumas doenças.
Sedentarismo:
Considerado fator de risco para o desenvolvimento de graves problemas de saúde como: doenças relacionadas à coluna, cardiovasculares, obesidade, diabetes, osteoporose, hipertensão e até alguns tipos de câncer. Portanto, manter o corpo em movimento é fundamental para a saúde.
Obesidade e coluna:
Pessoas obesas ou com sobrepeso, têm um risco aumentado de problemas na coluna, principalmente na lombar. Algumas doenças como: hérnia de disco, abaulamento discal, fratura por compressão, doença degenerativa do disco, bico de papagaio, artrose, entre outros, podem afetar mais comumente pessoas nessas condições.
Tabagismo e coluna:
Entre as centenas de milhares de substâncias tóxicas do cigarro, existem algumas que vão prejudicar a vascularização do disco intervertebral e dos ossos, além de substâncias tóxicas diretamente com os ligamentos de sustentação da coluna, como consequências, a destruição desses ligamentos e dano acumulado a longo prazo que pode permitir o surgimento de novas lesões.
Também influencia na fragilidade dos ossos, a osteoporose, uma vez que nossa coluna é composta de muitos ossos, o tabagismo é de grande fator de risco para a coluna. Entre muitas outras doenças causadas pelo uso contínuo da substância.
Má postura:
Pode acarretar alterações na coluna vertebral, principalmente nas regiões lombar e cervical. Algumas das doenças que podem surgir devido a má postura: hérnia de disco, cifose, escoliose, lordose, DORT (doença relacionada ao trabalho) entre outros desvios na coluna. É essencial manter a vida saudável e cuidar da saúde como o seu bem mais precioso.
Além de diversas doenças relacionadas à coluna, muitas outras patologias também são afetadas quando deixamos os hábitos saudáveis de lado. Importante lembrar que, ao perceber qualquer sintoma que esteja afetando a sua qualidade de vida, é necessário procurar um especialista.
Sobre o Dr. Guilherme Rossoni
O Dr. Guilherme Rossoni possui o título de especialista em Neurocirurgia pela SBN (Sociedade Brasileira de Neurocirurgia), sendo membro titular da associação. Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna. Possui expertise em Cirurgia Endoscópica da Coluna, realizado pela Word Spine Center, além do Curso Avançado de Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral pela IRCAD, o maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva do continente.
O lema do Doutor é transmitir a confiança para todos os pacientes que chegam até ele de forma empática e humanizada! Registro de especialista em Neurocirurgia.
RQE-ES 10637 | RQE-SP 73982 | RQE-RJ 31929 | CRM – SP 161.136 | CRM – ES 11.625 | CRM – RJ 52.0115109-6
Se ficou com alguma dúvida, acesse o site e entre em contato com a central de atendimento:
Site: https://www.drguilhermerossoni.com.br/
Instagram: @drguilhermerossoni
Telefones:
SP: (11) 93434-1988
RJ: (21) 99559-1988
ES: (27) 99802-1988