Dicas para administrar uma MEI com excelência

0

A sobrevivência de pequenas empresas depende de sua capacidade de sobreviver em um mercado competitivo. Independente do setor que uma pequena empresa atua, é preciso notar que a maioria das áreas de trabalho atual estão grandemente saturadas e, portanto, é preciso que empresas inovem para se sobressair e sobreviver em um mercado cada vez mais exigente que depende de renovações empresariais, grandes investimentos e boas decisões, além de noções sobre dados, para que uma empresa sobreviva e obtenha excelência.

O modelo MEI atraiu cada vez mais pessoas no ano de 2020. A taxa de empreendedorismo no ano passado foi de 36%, o que demonstra um grande interesse em pessoas jurídicas e pequenas empresas de crescer e formar seu próprio grande negócio ou marca. Por isso, o modelo MEI se tornou algo cobiçado por muitos. Porém, quando o empreendedor de fato alcança o mérito de ter sua própria MEI, muitas vezes ele se encontra preso e sem saber o que fazer.

Ter um MEI significa ter maiores vantagens, mas também necessita de um ótimo planejamento, boa administração, noções de investimento e, acima de tudo, calma para lidar com a evolução da empresa. Sem essas qualidades, muitas empresas acabam não sobrevivendo ao cenário do empreendedorismo atual que depende da calma ao lidar com situações competitivas, de alta pressão e com grandes decisões de investimento.

Quem possui seu próprio pequeno negócio ou trabalha de forma autônoma precisa saber mais sobre o que é e como abrir uma MEI, além de entender como administrar uma MEI com excelência. Nem todos possuem o perfil necessário para fazer isso, porém podem aprender de forma fácil, até mesmo por meios online e gratuitos.

O que é uma MEI?

O termo MEI significa Microempreendedor Individual e se trata de um profissional autônomo que passa a ter CNPJ em seu nome ao cadastrar sua própria MEI. Ter uma MEI facilita o pedido de empréstimos, a abertura de contas em bancos e a emissão de notas fiscais, inclusive as e-Notas Fiscais feitas por meio online. É preciso notar que ter uma MEI significa tomar obrigações e também ter direitos de uma pessoa jurídica.

A MEI é a forma ideal que um trabalhador autônomo possui para oficializar seu negócio e facilitar seus investimentos. Um MEI pode ter até um funcionário juntamente do empregador, dono da MEI e quem cadastrou a MEI. Portanto, é uma forma de iniciar um empreendedorismo maior de forma calma. Porém, muitos profissionais ainda não compreendem como abrir uma MEI. Apesar do que muitos pensam, ter uma MEI precisa apenas de poucos passos simples e o pagamento é feito apenas pela taxa do Simples Nacional de forma mensal.

Como ter uma MEI?

Para se registrar como MEI, é preciso estar dentro de alguns requisitos específicos, isso se dá por conta do objetivo de criação da modalidade MEI. A MEI foi pensada exclusivamente para formalizar o trabalho de pessoas informais que oferecem seus serviços. Alguns setores não autorizam a criação de uma MEI, por exemplo. Um dos fatores a se considerar é que a pessoa que deseja se cadastrar como MEI precisa faturar até 81 mil por ano ou 6 mil reais por mês e não ter uma atuação em outra empresa como sócio ou titular.

No máximo, é autorizada a contratação de um profissional como colaborador dentro de uma MEI e esse deve receber o piso salarial da área de atuação apresentada pela MEI. Tendo isso em conta, para ter uma MEI, é preciso fazer um pagamento por meio de débito automático, online ou por emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Para se formalizar, a pessoa interessada precisa acessar o site do Portal do Empreendedor e ir até a opção “Quero ser MEI”. Lá, a pessoa preenche todos os dados necessários a partir de uma conta no site do Governo brasileiro, acessando seu próprio CPF.

Ter curso de administração é diferencial?

Um enorme erro de muitas pessoas que formalizaram seus negócios é não buscar uma especialização para saber como, de fato, lidar com o investimento de crescer em sua própria empresa. Existem muitos cursos de administração gratuito de forma física, online, por meio de vídeos no Youtube e até por meio de podcasts. 

Cada opção pode ou não oferecer um certificado para comprovar a experiência de aprendizado, porém é deveras importante possuir sempre uma vontade de expandir o conhecimento para administrar uma MEI com excelência e eficiência.

Como administrar uma MEI com excelência?

Além da necessidade de ensino técnico, livre ou superior relacionado a administração, é preciso que o dono tenha controle de seus gastos para realmente lucrar com sua MEI. O dono de uma MEI precisa ter habilidades que não sejam relacionadas à administração, como, por exemplo, conhecimento de marketing, mídias sociais e mais, para poder fazer a propaganda de seu pequeno negócio e crescer com sucesso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.