Qual é a sua importância do design para a sua empresa?

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Já parou para pensar sobre a importância do design para a sua empresa? Por isso, estamos hoje aqui reunidos para refletir sobre a importância do design para a sua marca.
Demasiadas vezes, as pessoas optam por dispensar o trabalho de um profissional e procuram a ajuda de alguém que conhecem. No final do dia, isto vem com uma poupança dispendiosa.
No início, pode ser difícil para as pessoas imaginar que um design bem concebido pode ajudar a sua empresa a crescer e aumentar as vendas. Para ser mais específico.
O design está intimamente relacionado com a identidade visual da sua empresa. A identidade visual está intimamente relacionada com a forma como o seu público irá perceber e reconhecer os seus artigos.
Portanto, a concepção é a forma como eles identificarão o seu negócio. Essa é a principal importância do design, mas traz muito mais do que isso.
O design é responsável por diferenciar, acrescentar valor e trazer características que tornam o seu produto único. Qualquer designer tem a missão de idealizar o conceito de um produto ou serviço, tendo em conta uma série de factores: os materiais que pretende utilizar, a usabilidade do produto pelo cliente, a criação do logótipo, a embalagem e outros factores no campo da publicidade e do marketing.

As vantagens de um bom design são:

1 – Melhora o posicionamento da empresa

Ter uma identidade visual bem pensada para uma empresa transmite uma personalidade única e é convincente. Deixar valores e objetivos claros, portanto, pode atingir os seus consumidores de forma mais impactante. Para além de tudo o resto, através da credibilidade.

2 – Valoriza e ajuda a construir uma imagem de marca sólida

Desempenhando um papel crucial na concepção da sua marca, é uma ferramenta poderosa para alinhar a comunicação com os interesses do seu público. Considere que a sua comunicação deve estar alinhada com a audiência que pretende alcançar. No final, a sua apresentação e o seu visual falarão da melhor maneira possível.

3 – Conseguir diferenciação competitiva

Entre os vários factores que explicam o sucesso de uma empresa, as ferramentas surgem como uma diferença inegável no desenvolvimento e fortalecimento de um negócio. Pode ser crucial na tomada de decisões do cliente, pois acrescenta valor emocional e estético ao serviço.

4 – Reduzir Custos

Quando se trata de aumentar as suas vendas, um desenho profissional é provavelmente o mais importante. Hoje em dia, o processo de compra do consumidor leva mais tempo e há mais questões a tratar do que apenas o preço. Se a sua estratégia de marketing for boa, associada a um bom design, podem gerar mais vendas e, em última análise, aumentar as suas receitas e reduzir os custos.

5 – Acelera a entrada no mercado.

Se a sua comunicação visual estiver atualizada, então os seus clientes já reconhecerão o seu logótipo e materiais. É por isso que, com uma boa comunicação visual, o seu público começa a reconhecê-la mais fácil e rapidamente.

Todos estes itens acima são apenas alguns exemplos de porque é tão importante investir num bom design logo desde o início. Evite adiar e usar logotipos temporários e comunicações visuais que só irão retardar a sua marca.

Quais áreas de negócio o designe pode atuar:

Ambiente

Consiste no planeamento e concepção de espaços, sejam residenciais, públicos ou comerciais, selecionando e/ou combinando os vários elementos de um ambiente de uma forma funcional, segura, económica, estética e confortável. Para espaços comerciais, podem ser preparados projetos para lojas de retalho, escritórios, hotéis, restaurantes, feiras, eventos e muito mais.

Comunicação

Faz o planeamento e conduz atividades necessárias para a construção de mensagens diretas e indiretas ao público alvo, principalmente para a comercialização e promoção de produtos e serviços. Inclui o desenvolvimento de design gráfico, embalagem, identidade visual e corporativa, design de informação, editorial, design de interface, impressão, design digital, sinalização, tipografia, materiais promocionais e publicidade.

Produto

Compreende a utilização criativa e científica de competências técnicas no desenvolvimento de projetos de produtos para determinar a sua forma, função, utilização e tecnologia. É um campo que permite o desenvolvimento de atividades para vários campos.

Serviço

É o processo de realizar um trabalho para satisfazer uma necessidade de um consumidor ou para acrescentar valor a um determinado tipo de produto, cujo resultado pode ser tangível ou intangível. Pode ser classificado de acordo com as características de consumo, os tipos de utilizadores, as funções desempenhadas ou o conteúdo dos conhecimentos adicionados.

Vamos falar um pouco sobre o perfil do designer:

O profissional que desempenha todas estas funções de design é chamado de designer. É ele quem avalia e combina:
⦁ Técnicas e tecnologias
⦁ Métodos e processos de produção
⦁ Materiais e custos
Normas técnicas e legais para satisfazer todos os requisitos do projeto de forma compatível com o investimento e as necessidades do cliente. Pode desenvolver as suas atividades como empregado, dentro de empresas, nos seus próprios escritórios ou como consultor independente em tarefas seletivas e isoladas.
Num processo de concepção, pode atuar numa ou mais fases, desde o planeamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços até à gestão integrada de projetos e supervisão da produção.

Requisitos para ser um bom designer

O designer deve não só estar sintonizado com as mudanças e inovações do mundo globalizado, mas também satisfazer alguns requisitos como, por exemplo

⦁ Criatividade para propor soluções inovadoras
⦁ Formação e competências técnicas para desenvolver projetos
⦁ Capacidade de analisar, avaliar e resolver problemas
⦁ Capacidade de trabalhar em equipa e com profissionais de outras áreas
⦁ Responsabilidade e ética de agir de acordo com os valores da sociedade.

Como pode a pequena empresa inovar com o design?

O design ainda está muito relacionado com a estética dos produtos, mas a função vai muito além disso.
O design é uma disciplina transversal a todos os sectores da economia e permeia desde pequenas a grandes empresas porque utiliza como premissa promover o bem-estar na vida das pessoas através da experiência.
A pequena empresa pode iniciar os seus passos de inovação organizando os seus processos internos com a metodologia do pensamento do design.
Esta metodologia pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio e ajuda a empresa a compreender os seus processos e a resolver os seus desafios empresariais.

Qual acha que é a importância do design para as pequenas empresas e porque é que é tão importante investir nele?

O design é um instrumento estratégico que compõe o marketing mix e a estratégia das atividades económicas das empresas.
Através do design é possível trabalhar a diferenciação dos atributos de um produto ou serviço através do design gráfico, design de produto, melhorar os processos das empresas, conhecer a experiência de um utilizador, além de fomentar a inovação.
Não é preciso ser uma grande empresa para investir em design. A inovação deve ser a corrente sanguínea das empresas que querem melhorar a sua competitividade e transformar o seu negócio.

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