Rick Rastro fala sobre o crescimento do Marketing Digital Musical durante a pandemia

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Com o aumento expressivo do Mercado Musical Digital nas plataformas de streaming durante a pandemia, a procura por profissionais especializados aumentou significativamente entre os artistas, já que para se manterem em evidência, eles precisaram se reinventar.

Sem contar que, no digital o investimento é consideravelmente baixo, se compararmos aos métodos offline. E os resultados, além de superiores, são facilmente mensuráveis.

Porém, por mais que pareça fácil estar presente nas plataformas digitais, apenas distribuir o seu produto por lá, não garante que ele atrairá ouvintes. Já que segundo uma pesquisa feita pelo site Tech25s, cerca de 25% dos produtos disponíveis no Spotify, nunca foram ouvidos.

Para explicar um pouco mais sobre os “bons modos” nas plataformas digitais, convidamos o especialista em Mídia Para Artistas, Rick Rastro, que somente em 2020, realizou trabalhos para mais de 30 artistas.

“A pandemia fez com que os artistas olhassem para o digital com outros olhos. Afinal, sem shows, o único cenário que poderia gerar lucro seria na Internet, através de lives com patrocinadores ou dos royalties de direitos autorais vindos pelas plataformas digitais.”, afirma Rick.

Para Rick, não existe uma fórmula certa pra o sucesso digital, mas existe um padrão (o famoso arroz com feijão) que é o mínimo que todos os artistas precisam fazer para se posicionar de maneira profissional nas redes.

“Quando pensamos no lançamento de um produto, a primeira coisa a se pensar é na identidade visual que o produto vai ter. É ela que irá despertar o desejo no ouvinte. Logo após, decidimos o que será feito no pré-lançamento (campanhas de pre-save, teasers, matérias em sites especializados), no lançamento e no pós, que soma bastante, pois vem como um complemento,” conclui o especialista em Mídia Para Artistas.

Além dos aplicativos de música, as redes sociais também devem ser levadas a sério, já que são lá que novos fãs se conectam e os atuais se fidelizam. Segundo Rick, é interessante diversificar o conteúdo e principalmente manter a frequência. “Poste os bastidores, vídeo covers, faça live, vídeos engraçados e utilize os inúmeros recursos de criação que estão disponíveis.”

Renda extra

A busca por profissionais qualificados nessa área tende a aumentar ainda no segundo semestre de 2021, portanto vale a pena investir em conhecimento nesse nicho, até como uma alternativa de renda. É isso vale não apenas para o cenário musical, mas para o marketing digital em geral.

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