Terapeuta manual, Joseane Leandro, explica como é possível aliviar as dores crônicas
A dor crônica é uma patologia caracterizada por sua persistência por longos períodos, causando impactos na saúde física e mental daqueles que convivem com a dor. Cerca de 30% da população mundial sofrem de dor crônica, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pensando em trazer alívio às dores de seus clientes, a terapeuta …

A dor crônica é uma patologia caracterizada por sua persistência por longos períodos, causando impactos na saúde física e mental daqueles que convivem com a dor. Cerca de 30% da população mundial sofrem de dor crônica, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pensando em trazer alívio às dores de seus clientes, a terapeuta manual, Joseane Leandro, desenvolveu o Método Josy e explica como o método pode ajudar nas dores crônicas.
Josy explica que a dor crônica é caracterizada quando o desconforto ultrapassa os 3 meses. “Se a dor interfere no dia a dia, vem acompanhada de cansaço e muitas vezes gerando insônia ou abalos emocionais, são fortes sinais de dores crônicas”.
A terapeuta manual também destaca os casos mais comuns de dores crônicas relatadas por seus clientes nos atendimentos. “Cefaleia tensional (enxaqueca), lombar, dores no trapézio e pescoço e sem dúvidas o músculo psoas rígido, geralmente a dor referida mais frequente é na virilha e um pouco abaixo dela o piriforme, esse parece muito com a dor do nervo ciático, porém a causa é outra”.
“Tive um caso de uma cliente que estava com uma dor na virilha por 3 anos. Os médicos não achavam o que poderia estar causando aquela dor, e ela tinha feito de tudo, medicamentos e até fisioterapia, mas sem sucesso. Durante o atendimento e fazendo anatomia palpatória, uma das técnicas usada no Método Josy, pude identificar o músculo psoas dela tensionado e muito rígido, onde estava gerando aquela dor referida lá na virilha. Foram apenas duas sessões e a dor que era crônica nunca mais voltou, pois tratamos a causa”, destaca Josy.
Método Josy no auxílio da dor crônica
O Método Josy, desenvolvido por Joseane, reflete seus 15 anos de experiência na terapia manual, trabalhando o corpo como um todo, das cabeças aos pés. “No atendimento, manipulamos todo tecido conjuntivo com objetivo de restaurar a função da fáscia. Depois aplicamos técnicas para disfunções musculares causadas por tensões do dia a dia”, explica a terapeuta manual.
“A fáscia tem receptores de dor, e quando rígida ou inflamada ela é o maior vilão de dores crônicas no nosso corpo, por isso o Método Josy pode ajudar e muitas vezes solucionar o caso de dor, porque nosso objetivo é entregar no fim da sessão um corpo flexível e sem tensões musculares”, conclui Josy.