Ambev e Brahma lançam rota inédita de bares com harmonização especial de pratos e cerveja
A Brahma celebra não apenas a cerveja, mas também uma das maiores tradições brasileiras: os encontros nos bares. Esses locais representam muito mais que simples pontos de encontro — são espaços de cultura, histórias, música e amizades. É nos balcões que surgem brindes, risadas, conversas marcantes e momentos que ficam na memória. Para valorizar essa …

A Brahma celebra não apenas a cerveja, mas também uma das maiores tradições brasileiras: os encontros nos bares. Esses locais representam muito mais que simples pontos de encontro — são espaços de cultura, histórias, música e amizades. É nos balcões que surgem brindes, risadas, conversas marcantes e momentos que ficam na memória.
Para valorizar essa experiência, a marca apresenta o Guia de Bares Brahma, uma rota inédita que reúne mais de 120 bares e restaurantes históricos e contemporâneos em seis capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília e Belém. O projeto é realizado em parceria com a Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura da Ambev.
Entre 15 de setembro e 15 de outubro, o público poderá vivenciar uma verdadeira imersão gastronômica e cervejeira, com cardápios especiais harmonizados com Cerveja ou Chopp Brahma. Os pratos variam de clássicos petiscos a receitas mais elaboradas, como massas e frutos do mar, garantindo uma experiência saborosa e completa.
“Mais do que uma bebida, a cerveja conecta pessoas. O bar é o cenário perfeito para viver essas histórias e celebrar momentos juntos”, afirma Anna Paula Alves, Diretora de Categoria Cervejeira da Ambev.
O guia destaca bares centenários e emblemáticos da cultura brasileira. Entre eles: o Restaurante Gambrinus, em Porto Alegre, fundado em 1889, e o icônico Bar Brahma, em São Paulo, eternizado na canção “Sampa”, de Caetano Veloso. A iniciativa busca exaltar história, brasilidade e afeto, mostrando que brindar é também celebrar a cultura dos bares.
Além do sabor e da experiência, a cerveja se apresenta como uma bebida versátil e com baixo teor alcoólico, permitindo que os consumidores alternem entre versões tradicionais e zero, sem perder o prazer da degustação.
Segundo Felipe Cerchiari, Diretor de Marketing de Brahma, “o Guia de Bares impacta mais de 120 estabelecimentos e centenas de consumidores, reforçando a conexão da marca com a tradição de reunir amigos, celebrar e brindar a cada gole”.
A iniciativa também reforça a importância econômica do setor: a cadeia da cerveja movimenta mais de 2 milhões de empregos e os bares representam 3,6% do PIB nacional, com faturamento de R$ 455 bilhões e geração de 230 mil empregos.
Guia de Bares Brahma – Principais cidades e bares participantes:
- São Paulo: Bar Brahma, Pirajá, Boteco São Bento, Quintal de Primeira e outros 28 bares
- Rio de Janeiro: Jobi, Belmonte, Boteco Rainha, Adega do Pimenta, Bar Urca e outros 23 bares
- Brasília: Toca do Chopp, Bar do Galego, Ceará Carne de Sol e outros 11 bares
- Salvador: Pirambeira, Mimi Churrasco, Astro, Confraria do França e outros 12 bares
- Porto Alegre: Bar do Beto, Gambrinus, Barranco, Prinzs, Patissier, Bar Chopp Tuim e outros 12 bares
- Belém: Box 49, Boteco Meu Garoto, Rubão, Baiúca, Santo Buteco e outros 10 bares
A lista completa de bares participantes estará disponível a partir de 15 de setembro no site www.guiadebares.com e no Instagram oficial @_guiadebares.