Trilha sonora original é um dos destaques do sucesso da série ‘A Máfia do Apito’
Com 11 faixas inéditas, produção musical da série vira álbum disponível em plataformas digitais A série ‘A Máfia do Apito’, que revisita o escândalo de manipulação de resultados no futebol brasileiro envolvendo o ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho, vem se destacando por uma variedade de recursos estéticos não comumente associados a documentários para criar ritmo …

Com 11 faixas inéditas, produção musical da série vira álbum disponível em plataformas digitais
A série ‘A Máfia do Apito’, que revisita o escândalo de manipulação de resultados no futebol brasileiro envolvendo o ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho, vem se destacando por uma variedade de recursos estéticos não comumente associados a documentários para criar ritmo e uma linguagem pop. Um dos pontos mais destacados tem sido a trilha sonora, que é quase uma comentarista de tudo que vemos ser revelado nessa trama envolvendo futebol, crimes, apostas e trapalhadas.
Numa parceria entre a Feel The Match (produtora da série) e a United Masters (distribuidora norte-americana), de tão marcante, a trilha virou um álbum e já está em todas as plataformas digitais. A produção reúne 11 faixas inéditas, compostas especialmente para o documentário pelo diretor Bruno Maia, em parceria com o músico e produtor Lucas Vasconcellos, conhecido por trabalhos com Dado Villa-Lobos, Letrux e outras trilhas sonoras.
“A trilha partiu da ideia de um thriller caipira, meio faroeste cômico. Trazendo isso para o Brasil, os teclados da música romântica mais popular, foram a chave inicial. O desafio estava em dar a esse universo um ritmo de ação”, explica Bruno Maia.
Os títulos das músicas também traduzem os momentos da cena, numa clara referência a Ennio Morricone. É o caso das faixas “Era uma vez na várzea”, “Palmeiras X Corinthians” e “Antigamente não fazia doping”. Esta última, por exemplo, refletindo a perturbação e sentidos alterados descritos pelo árbitro Edilson Pereira de Carvalho que revela, pela primeira vez, que atuava sob efeito de remédios proibidos.
Segundo Bruno Maia, esse cuidado foi essencial para dar mais força e autenticidade ao projeto. “A trilha é a minha forma de comentar, de maneira quase autoral, o que eu penso de tudo que está em cena. E é raro realmente vermos esse recurso ser tão acentuado em documentários. É mais comum em filmes de ficção, principalmente nos de ação. Em “A Máfia do Apito”, sem dúvidas, a trilha é muito responsável pela série ser tão dinâmica e esse lançamento é um reconhecimento dessa dimensão que a série está tendo”.
Sobre a Feel The Match
Startup focada no desenvolvimento de negócios a partir de conteúdos premium de esporte, a Feel The Match desenvolve um ecossistema de oportunidades de negócios que podem ser elaborados em parceria com clubes, federações, atletas, marcas e distribuidores de conteúdo. Entre os principais produtos deste primeiro ano estarão as propriedades audiovisuais e podcasts para plataformas de streaming.
A Feel The Match é liderada por seu fundador Bruno Maia, especialista em inovação e novos negócios na indústria do esporte. Bruno é sócio da 14, agência de conteúdo estratégico, e lançou em 2020 o livro e o curso “Inovação é o Novo Marketing”. O executivo também tem passagens por grandes players da indústria do entretenimento e do esporte.
Sobre a Máfia do Apito
Produzida pela Feel The Match, a série Máfia do Apito mergulha no escândalo de manipulação de resultados que marcou o futebol brasileiro em 2005, revelando bastidores, depoimentos inéditos e as consequências de um dos maiores casos de corrupção esportiva do país. Com uma narrativa envolvente e investigativa, a produção busca não apenas recontar a história, mas também provocar reflexões sobre ética, transparência e os impactos do episódio para o esporte e seus torcedores.
