Ganho de autoestima: atleta Juliana Pinti melhora o bem-estar com a pratica musculação
Fisiculturista sentiu os benefícios da atividade física quando passava por um período de estresse Após o início da prática regular de exercícios físicos, é comum as pessoas, independentemente do motivo que as fez se exercitar, perceberem uma melhora considerável na autoestima.
A promoção do bem-estar, inclusive, ocorre a despeito de qualquer eventual mudança positiva relacionada aos aspectos estéticos do corpo ou à saúde física.
Prova disso é a fisiculturista Juliana Pinti. Atualmente, a atleta, de 40 anos, compete na categoria Wellness. Apesar de ser vista como uma atleta de ponta, com pódios no Brasil e nos Estados Unidos, Juliana começou a treinar após os 30 anos.
“Eu era completamente sedentária. No pós-parto, atingi 47 quilos. Não me sentia bem”, relata.
“Quando comecei a treinar, não imaginava que iria mergulhar na musculação mas acabou acontecendo. Mais do que isso, passei a me sentir melhor, dormir bem e mais feliz treinando”, complementa a fisiculturista.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a prática de exercícios físicos, a circulação sanguínea melhora, potencializando o fluxo no cérebro, o que, por sua vez, aumenta os níveis de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar.
Como consequência, em geral, após a atividade física, o praticante se sente mais disposto, comunicativo, feliz e autoconfiante, além de menos estressado e ansioso.
“Vivia um período muito estressante quando comecei a treinar. A musculação foi o ‘remédio’ que me ajudou a ter um ganho de qualidade de vida”, pontua a fisiculturista.Além de atleta, Juliana é empreendedora na área jurídica.
Segundo ela, a elevação da autoestima, por meio do esporte, foi fundamental para conciliar todas as atividades que faz no dia a dia.
“ A partir do momento que você se olha no espelho, percebe a diferença, se sente bem, tudo ao redor também se modifica, além do que, na maneira que vamos tendo disciplina com a alimentação, treino, automaticamente, você adquire também disciplina em todas áreas da sua vida”, declara a atleta.
De todo modo, Juliana ressalta que as pessoas que levam uma vida sedentária deveriam tentar incluir a atividade física em suas rotinas, é primordial quando se fala em bem estar.
“Não se trata de treinar para competir ou para obter o corpo perfeito. O mais importante é praticar exercícios como forma de melhorar a saúde física e mental”, indica a fisiculturista. “Autoestima elevada, vida saudavel.
Uma vez que você a encontra, não quer largar mais”, assegura a atleta. Algumas pessoas me escrevem no Instagram, achando ser impossível alcançar resultados como os meus, eu sinceramente não vejo diferença alguma entre essas pessoas e eu, acho que querer é poder e está ao alcance de qualquer um, desde que tenha dedicação para tal e sempre orientado por bons profissionais.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.