Perícia Judicial: Uma oportunidade de mercado para engenheiros e arquitetos. Entenda como funciona

Murilo Reis, engenheiro civil, explica o que é e como conseguir atuar na área

A perícia judicial é segmento específico da perícia de engenharia e arquitetura com a finalidade de atender às demandas judiciais, para ser constituída como “prova” nos termos do Artigo 464 do Código de Processo Civil (CPC).

O perito é chamado pela justiça para oferecer laudos técnicos em processos judiciais nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O laudo técnico é escrito e assinado pessoalmente pelo perito nomeado, que passa a ser uma das peças chamada de prova que compõem um processo judicial.

Os principais itens que devem constar no laudo são: identificação do processo e das partes, objeto da lide (da briga ou disputa), síntese do objetivo da perícia (onde você quer chegar), metodologia adotada, identificação das diligências adotadas (são as vistas técnicas adotadas), respostas aos quesitos, conclusão e anexos, referências bibliográficas e assinatura do perito.

De acordo com o artigo 464 do CPC (Código de Processo Civil), os formados em engenharia e arquitetura podem atuar em alguns tipos específicos de processos como os de avaliação, exame e vistoria.

Segundo, o engenheiro civil e especialista em perícia judicial, Murilo Reis é fundamental que os formados em engenharia e arquitetura saibam não só desenvolver as suas habilidades técnicas: “Minhas experiências nesse campo da perícia judicial me embasam para afirmar que além da habilidade técnica é preciso uma compreensão sólida dos processos legais e das expectativas da justiça”, afirma Murilo Reis.

Vantagens em atuar como perito judicial

Para quem é formado em engenharia civil ou arquitetura é possível atuar na como perito judicial para a Justiça Estadual ou Federal, são esses os cargos mais especificamente: Perito, Assistente Técnico Judicial e Perito Avaliador de Imóveis. O mercado é amplo e ainda pouco explorado pelos profissionais.

A remuneração varia de acordo com a complexidade da perícia mas em média temos valores de R$1.500 a R$7.500 por perícia além de permitir flexibilidade de horários, não requer dedicação exclusiva o permite conciliar com outras atividades.

Murilo Reis dedica-se à capacitação e ao desenvolvimento de outros profissionais interessados em ingressar ou aprimorar suas habilidades no campo da perícia judicial: “É crucial que os profissionais estejam bem preparados e atualizados para atender às demandas do mercado da perícia judicial”, destaca o engenheiro civil. “São boas as oportunidades para aqueles que estão dispostos a investir em sua educação e aperfeiçoamento profissional”, afirma o especialista em perícia judicial.

Serviço: Instagram: https://www.instagram.com/eng.jmuriloreis YouTube:https://www.youtube.com/@EngMuriloReisMetodoELITE

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.