Projeto oferece a estudantes da rede pública um giro cultural pelo centro de SP

Idealizado com o intuito de proporcionar a estudantes da rede pública e/ou assistidos por organizações não-governamentais a oportunidade de conhecer “in loco” um pouco da história de São Paulo, o GIRO CULTURAL deve beneficiar cerca de 1000 estudantes até o seu encerramento. 

O projeto nasceu a partir da constatação de que, apesar de a capital paulista ser uma das metrópoles mais pujantes e culturais do país, nem sempre seus próprios moradores tem a oportunidade de conhecer seus locais mais icônicos, como o Pateo do Collegio, o Mosteiro São Bento, o Largo São Francisco, a Estação da Luz, o Solar da Marquesa ou o Museu da Língua Portuguesa. “Diante desse fato, concluímos que criar iniciativas que tragam estudantes de populações periféricas até o centro histórico de São Paulo seria uma maneira interessante de democratizar o acesso à cultura. O Giro Cultural faz exatamente isso, busca os estudantes nas escolas e oferece a eles uma experiência única”, explica Raquel Oguri, uma das idealizadoras do projeto.

Em 2022, foram realizados 20 passeios que beneficiaram estudantes de diferentes bairros, principalmente aqueles que possuem baixos índices de desenvolvimento humano (IDH), como Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Dom José e Paraisópolis. O público-alvo foram alunos de 12 a 16 anos.

Acompanhados por arte-educadores, a cada passeio, os estudantes eram divididos em grupos de 8 a 12 pessoas. A interação ocorria a todo tempo: eles eram estimulados a acompanhar os locais com o mapa ilustrativo do percurso em mãos, a fazer perguntas e a opinar acerca dos monumentos e curiosidades apresentadas. Jéssica Santos, estudante de Paraisópolis, foi uma das estudantes beneficiadas com o projeto. “Eu não conhecia quase nada no centro de São Paulo e, a partir do Giro, consegui adquirir muito conhecimento. Valeu muito a pena. Adorei”.

Próxima fase

Após concluir os passeios culturais pelo centro histórico com uma excelente aceitação por parte dos participantes, o projeto ainda realizará uma ação complementar no 1º semestre de 2023, quando estudantes em situação de vulnerabilidade social de três locais – Bom Retiro, Tremembé e Vila Andrade –  serão convidados a participar de um passeio pelo seu próprio bairro. O intuito é que eles tenham a oportunidade de conhecer mais a fundo a história e cultura do local onde vivem, estimulando, assim, o sentimento de pertencimento. Será contemplada uma escola por bairro. 

Além disso, mais três escolas do município – a definir – receberão uma palestra sobre “A cena cultural de São Paulo” ministrada por uma arte-educadora do projeto.

O projeto GIRO CULTURAL é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo por meio do PROMAC e tem o apoio da Artsycool.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.