TI para pequenos negócios: saiba como utilizar a tecnologia a seu favor
De software a ferramentas, a tecnologia pode ser a melhor amiga do proprietário de uma pequena empresa. As soluções de TI para pequenas empresas podem ajudá-lo a ser mais produtivo, encontrar mais clientes e economizar dinheiro, tudo ao mesmo tempo.
Treinamentos online
O conhecimento e o desejo de continuar expandindo sua experiência como proprietário de uma pequena empresa são inestimáveis. Sem restrições de tempo ou orçamento, você pode viajar pelo mundo para treinamento no local e eventos educacionais.
Naturalmente, a maioria de nós tem restrições financeiras e de tempo que muitas vezes tornam essa possibilidade impraticável.
O treinamento individualizado e os programas de treinamento de negócios online gratuitos são uma excelente maneira de expandir seu conhecimento no conforto de sua casa ou escritório, não importa onde você esteja.
Existem muitas soluções de TI excelentes para pequenas empresas relacionadas ao treinamento online, abrangendo quase todos os tópicos que você deseja conhecer.
Depois de saber como escolher um programa de treinamento online, as possibilidades são infinitas.
Softwares
O software de código aberto oferece aos proprietários de pequenas empresas uma alternativa ao uso de aplicativos comerciais comuns no gerenciamento diário dos negócios.
Esse tipo de software é atraente para muitos proprietários de negócios porque geralmente não requer nenhum investimento financeiro e muitas vezes tem flexibilidade para atender totalmente às necessidades do proprietário do negócio.
Uma das soluções de TI de código aberto mais populares para pequenas empresas é o OpenOffice.org, um pacote de software de escritório com recursos para processamento de texto, planilhas, apresentações, gráficos, bancos de dados e muito mais.
Há também alguns softwares que criam sites de vendas, para que você por exemplo possa vender seus copos personalizados, chaveiros ou qualquer outro produto que queira.
Serviços de teleconferências
Como proprietários de pequenas empresas, muito do que fazemos tem um elemento virtual. Poder realizar teleconferências com um grupo de membros da equipe e/ou clientes em diferentes localidades é um exemplo.
Existem muitos serviços de chamada em conferência (alguns gratuitos) que permitem aos proprietários de pequenas empresas realizar chamadas em conferência com vários participantes a qualquer momento, sem telefone especial ou equipamento de linha em ponte.
Existem também soluções de webconferência de TI para pequenas empresas que permitem que você se conecte com membros da equipe em todo o mundo como se estivesse cara a cara. Um bom exemplo é o antigo Skype.
Serviços de faturamento online
As ferramentas de contabilidade vêm em muitas formas e tamanhos. Mas, dependendo de suas necessidades individuais, talvez você não precise de um conjunto abrangente de recursos para gerenciar suas despesas.
De facto, um serviço de faturação online simplificado pode ser a alternativa certa para o seu negócio, permitindo-lhe gerir o processo de faturação de forma mais rápida e eficiente.
A tecnologia também oferece muitas soluções de TI para pequenas empresas quando se trata de receber pagamentos, como opções de pagamento online.
Conversão de arquivos
Se você precisar converter um formato de arquivo incomum e não tiver o software necessário, ou se estiver trabalhando em outro computador, as ferramentas de conversão de arquivos online podem tornar o processo muito rápido e fácil.
Existem soluções de TI para pequenas empresas que podem converter documentos, arquivos de áudio/vídeo e até gráficos em novos formatos de arquivo.
Capturar tela
Ser capaz de tirar fotos do que você vê na tela do computador é muito útil. Você pode querer enviá-lo com uma solicitação de suporte do fornecedor, usá-lo como parte de uma apresentação em um pop-book ou apenas usá-lo mais tarde para refrescar sua memória.
Algumas ferramentas de captura de tela se integram à sua ferramenta de captura de tela para criar apresentações visualmente ricas.
Help desk
O atendimento ao cliente é importante para todo empresário. Uma das maneiras de incorporar o atendimento ao cliente em sua empresa e site é por meio de um aplicativo de help desk.
Essas soluções de TI para pequenas empresas aprimoram sua capacidade de responder às necessidades do cliente e simplificam o processo de gerenciamento de relacionamento.
Agendamento online
Se você precisa agendar um horário com um cliente, organizar uma demonstração de produto para um novo cliente em potencial ou planejar um almoço privado com amigos, o agendamento online permite que você gerencie tudo em um só lugar.
Você pode economizar tempo permitindo que outras pessoas escolham um horário em sua agenda e vejam rapidamente as reuniões das quais você precisa participar.
O agendamento de consultas online também permite que você crie um sistema onde outras pessoas possam acessar seu calendário, eliminando a tarefa de gerenciar reuniões de sua própria lista.
Aplicativos remotos
A tecnologia consolidou mais uma vez a conexão entre proprietários de pequenas empresas e a mobilidade de aplicativos de acesso remoto à área de trabalho.
Ter acesso ao seu computador principal e a todos os dados nele contidos quando você estiver fora do escritório e poder visualizá-los ou modificá-los em seu iPad ou smartphone pode ser um trunfo para administrar seus negócios.
Algumas soluções de TI para pequenas empresas, como GoToMyPC e LogMeIn, permitem que você fique conectado mesmo quando não estiver sentado em sua mesa.
Com isso, agora você viu algumas soluções de TI para pequenos negócios.