Turismo de saúde e bem-estar, uma tendência mundial

Hábitos mais saudáveis e melhor qualidade de vida são quesitos priorizados por grande parte dos cariocas em tempos de Pandemia, afirma estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio (NPTU), coordenado pela Dra. Deborah Zouain, sobre os efeitos da Covid-19 no turismo da cidade do Rio de Janeiro, publicado recentemente na Revista Podium Sport, Leisure and Tourism Review.

Segundo a coordenadora, especialmente ao longo do último ano, as pessoas transformaram suas rotinas e isso refletiu não só no cotidiano, mas também nas escolhas dos destinos para viagens a lazer. O Turismo de saúde e bem-estar, também chamado de wellness tourism, tem chamado a atenção de muitos viajantes, podendo ser um nicho importante a ser trabalhado para a retomada do setor. Mas ainda há muito o que se pesquisar e desenvolver em termos de oferta nos destinos. As pessoas viajam muitas vezes para cuidar da saúde física e mental e o Turismo passou a ser visto com atenção tanto por parte dos residentes como turistas, reforça a Dra. Paola Lohmann, também pesquisadora do Núcleo.

Visando aproximar o turismo e a hotelaria da saúde e estimular a produção de conhecimento científico nesta área, o NPTU lançou uma chamada especial para a Revista Observatório de Inovação do Turismo (RAOIT), que segundo Flora Bittencourt, editora adjunta da revista, priorizou os seguintes eixos temáticos: (1) Turismo de saúde e bem-estar; (2) Turismo médico hospitalar; (3) Hotelaria hospitalar e (4) Saúde do viajante em contexto de epidemias/pandemias.

E essa será justamente uma das pautas a ser debatida no IV Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, em formato totalmente online e gratuito, iniciativa o Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio, com apoio da FAPERJ. Nesta ocasião serão apresentados casos interessantíssimos sobre as inovações na hotelaria hospitalar. E dentre os palestrantes convidados, destacam-se: Erika Müller, da Oster Design, empresa de Niterói, e Verônica Paz, da Faculdade Senac Concórdia. Para participar, basta acessar o link: https://www.sympla.com.br/evento-online/iv-encontro-de-inovacao-e-empreendedorismo-em-turismo/1726821

De fato, o Brasil conta com um grande potencial de destinos que são reconhecidos nacionalmente e internacionalmente como ideais para a promoção do bem-estar, embora o setor ainda não seja explorado em sua potencialidade, a perspectiva é que a aposta traga lucratividade, afirma Kaarina Virkki, pesquisadora do Núcleo. Os aspectos mais procurados são os diferentes tipos de massagens, a gastronomia saudável, as aulas fitness, apreciação da natureza e atividades esportivas. Mas existe ainda muito a se estruturar em termos de oferta como de demanda nos destinos, afirma ela.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.