5 formas de usar WhatsApp para seu negócio:
Atualmente o app conta com mais de 2 bilhões de usuários espalhado por diversos países do mundo, no Brasil não seria diferente, o WhatsApp está presente na vida de quase todos os brasileiros.
Diante disso, também é utilizado como ferramenta por diversas empresas, logo, as possibilidades de usar o app no seu negócio, são infinitas. Afinal, a ferramenta pode ser usada para atendimento ao cliente, consultas e vendas online.
Por essa razão, o WhatsApp Business e a API do WhatsApp foram criados pelo WhatsApp, ambos são para uso comercial.
Diante disso, preparamos as principais formas que você poderá usar os benefícios do WhatsApp para sua empresa. Acompanhe!
5 formas de usar o WhatsApp para seu negócio:
1 – Atendimento ao cliente:
O WhatsApp pode ser mais um canal de atendimento ao cliente, assim você pode disponibilizar o WhatsApp para seus clientes para que eles possam entrar em contato com eles caso tenham alguma dúvida ou precisem de ajuda.
Porém, se o seu tráfego de contatos for baixo, você pode escolher o WhatsApp Business e deixar esse canal para um atendente que irá interagir com o cliente e apoiá-lo em suas dúvidas.
Entretanto, se você tem um fluxo maior de contatos por meio desse canal, pode contar com ferramentas que automatizam o processo, enviando informações de contato para o atendente via API do WhatsApp quando necessário.
2 – Realização de vendas online:
O WhatsApp se tornou um canal de vendas online, diante disso, muitas empresas utilizam essa estratégia, e ela é essencial, principalmente para pequenas empresas.
Além disso, o WhatsApp já possui diversas ferramentas para ajudar nas vendas online, como a criação de listas de transmissão, a possibilidade de criar catálogos com fotos de produtos e preços, e outras funcionalidades que podem ser utilizadas.
Logo, vender pelo WhatsApp cria um relacionamento mais próximo com seus clientes, simulando uma venda física porque a conexão é mais direta.
No entanto, fica a ressalva de que a empresa deve ter o cuidado de realizar a devolução ao cliente rapidamente, pois se a empresa não der retorno no prazo satisfatório ou tiver uma resposta superficial, ele poderá desistir da compra.
Logo, faça uso a seu favor e não contra!
3 – Crie alertas e promoções:
Você pode usar o WhatsApp para enviar lembretes e promoções para seus clientes. É importante lembrar que para este recurso, o cliente deve dar o consentimento prévio, ou seja, deve permitir que você ative o acionamento ativo desta mensagem.
Desse modo, com essa aceitação, você poderá enviar novidades, promoções, alertas sobre suas compras ou produtos, enfim, são múltiplas as possibilidades de manter seu negócio a distância e garantir que ele faça novas compras, fidelizando assim.
4 – Integre o Chatbot:
O Chatbot é uma plataforma de atendimento que pode ser integrada ao WhatsApp via API. Com essa ferramenta, você pode criar um fluxo de comunicação pelo WhatsApp usando inteligência artificial.
Logo, com os chatbots, as empresas podem criar respostas inteligentes e automatizadas com base na intenção do cliente.
As empresas aumentam a produtividade e os clientes ficam satisfeitos. Isso porque essas ferramentas são capazes de responder a múltiplas demandas simultaneamente e trabalhar em tempo integral.
5 – Atendimento através do omnichannel:
Esse tipo de atendimento, diz respeito a um atendimento omnichannel ou multicanal, integrado de vários canais, como WhatsApp, Chat, e Messenger.
Com isso, você acaba abrindo um leque de opções para seus clientes!
Conclusão:
Sem dúvidas, o WhatsApp é uma ótima ferramenta para usar no seu negócio, então divulgue seu número em seu site, materiais impressos e redes sociais para que seu público saiba que pode entrar em contato com você por meio desse canal.
É uma maneira barata e eficaz de conectar sua empresa com pessoas interessadas em comprar seus produtos e serviços.