Como gerenciar uma loja de carros: entenda o que faz a diferença
Saber como gerenciar uma loja de carros é vital para conseguir sucesso na área, especialmente em uma época de crise em que o mercado automotivo reduziu em 26% o seu faturamento, como foi o ano de 2020. É claro que a pandemia do novo coronavírus teve papel central nisso, mas os resultados foram significativos mesmos assim e mostra que somente quem soube gerenciar o negócio conseguiu sobreviver.
O problema é que saber como gerenciar uma loja de carros não é intuitivo. Em muitas ocasiões, aquilo que aprendemos como “certo” é prejudicial para o negócio ter sucesso, enquanto o contrário é verdadeiro: o que achávamos que era “errado”, na verdade, é o mais correto para aumentar a sua lucratividade e garantir melhores chances de ultrapassar a crise e ter sucesso no futuro.
E aí, quer aprender como gerenciar uma loja de carros do jeito certo? Então veja algumas dicas abaixo que realmente fazem a diferença e coloque-as em prática no seu negócio!
Como gerenciar uma loja de carros: 5 dicas que fazem a diferença
1. Entenda que a colaboração é melhor que a competição
Um dos mitos mais comuns dentro do mercado automotivo é a ideia de que basta que os vendedores compitam entre si para que as vendas subam. Isso, em teoria, funcionaria desde concessionárias de carros Fiat até concessionárias de carros Porsche: ou seja, de mercados populares a mercados de luxo.
No entanto, a perspectiva é falsa. Afinal de contas, há ampla literatura no mercado de Recursos Humanos que comprova que a colaboração tem efeito muito maior na produtividade do setor de vendas do que a competição. Ou seja: fazer com que os vendedores compitam tem, na verdade, efeito contrário no longo prazo.
Isso acontece porque, quanto mais competição interna, mais tóxico é o ambiente de trabalho. Na prática, mais estressados ficam os colaboradores, mais nervosos, mais erros cometem e por aí vai.
O ideal é ter um esquema de colaboração, em que cada profissional pode ajudar o outro, dar feedback, compartilhar técnicas. Para incentivar isso, crie metas coletivas, não individuais. Além disso, estimule a colaboração como modelo de negócio interno.
2. Monte um fluxo estável de atração e conversão de clientes
Para ter sucesso gerenciando a sua empresa, você precisará de um fluxo estável de vendas. Afinal de contas, essa receita estável ajudará o seu negócio a saber para onde e como crescer e obter os melhores resultados possíveis.
Por isso, monte uma estratégia de Marketing Digital para gerar um número mínimo de vendas necessárias para o seu negócio ter mais estabilidade e poder se organizar melhor.
3. Tenha suas contas sempre em dia
Muitas empresas, especialmente de pequeno ou médio porte, cometem o erro de estar com as contas fora de ordem. Os resultados disso tendem a ser muito negativos, mesmo que as contas sejam pagas eventualmente.
Em primeiro lugar, existe a cobrança de juros e multas por pagamentos em atraso. Considerando os contratos firmados com fornecedores, essas multas podem ser bem grandes.
Em segundo lugar, as contas em dia dão mais opções para a empresa, especialmente em relação a linhas de crédito em bancos privados ou públicos.
4. Tenha um estilo claro e eficaz de gerenciamento
Cada gerente de loja de carros tem seu próprio estilo. Alguns são mais amigáveis no trato com a equipe, outros menos. Existem os que pegam mais pesado com os números, outros são mais relaxados. Há os que investem em novas tecnologias e sempre testam algo, outros são mais tradicionais.
Seja como for, tenha um estilo claro e eficaz de gerenciamento para estimular ao máximo o seu sucesso. Isso é especialmente importante dentro do trato com os colaboradores, para criar um pouco mais de previsibilidade e confiança entre você e a sua equipe.
5. Invista em recompensas diferentes
Por fim, esqueça a ideia de oferecer mais dinheiro para os vendedores baterem metas. Isso também não é tão eficaz quanto as pessoas acreditam. Na verdade, outros tipos de recompensas são mais efetivas em estimular o time a bater metas.
Uma das recompensas mais populares no mundo todo são as viagens de incentivo. Na prática, consiste em mandar seu time de férias para uma cidade de praia ou até mesmo outro país, dependendo dos resultados obtidos. Por isso, é importante pensar no que realmente pode motivar o seu time e engajá-lo nas tarefas diárias dentro da sua empresa.
Pronto! Agora que você já sabe como gerenciar uma loja de carros mais corretamente do que antes, poderá aumentar as suas chanes de sucesso na área. Lembre-se de que 50% de todas as empresas no Brasil acabam indo à falência antes de completarem 4 anos em funconamento. Portanto, é importantíssimo ter um bom desempenho de gestão para evitar que isso aconteça com você.
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