5 Dicas de utilização do auxílio emergencial

0

Confira as principais dicas de utilização do auxílio emergencial, aqui neste artigo!

É muito difícil cuidar de suas finanças sem planejamento, principalmente, em um momento como este, em que a pandemia tem causado prejuízos não apenas para as empresas, mas também na renda familiar e objetivos financeiros da população. No entanto, é sempre hora de começar a traçar um plano que permita que você economize o suficiente nos próximos meses e gaste com sabedoria.

O auxílio emergencial é um benefício que foi concedido aos brasileiros durante o período de pandemia, de acordo com a lei nº 13.982/2020, o qual disponibiliza o valor de R$ 600/mês para trabalhadores informais, contribuintes individuais INSS e MEI, e R$ 1200/mês para mãos solteiras sem trabalho formal, em algumas parcelas.

Para ter acesso ao benefício, o cidadão precisa fazer o cadastro dentro do prazo de inscrição pela internet, através do site Caixa ou aplicativo Caixa Tem.

Após ser aprovado, o benefício é recebido pelo aplicativo Caixa Tem para não correntistas Caixa, ou, diretamente na conta-corrente ou poupança Caixa. No entanto, o valor só pode ser utilizado/sacado de acordo com o calendário disponibilizado pelo governo.

Como utilizar o auxílio emergencial

Confiram a seguir as dicas de utilização do auxílio emergencial:

Use o dinheiro com sabedoria

Seja qual for o seu objetivo, seja específico. Calcule quantas semanas ou meses faltam entre agora e a data em que você deseja atingir sua meta. Divida o custo estimado pelo número de semanas ou meses. Essa é a quantia que você precisa economizar a cada semana ou a cada mês para ter dinheiro suficiente.

Fundo de emergência

Sabemos que a situação não está fácil, mas se além de você, outras pessoas moram na mesma residência, tentem dividir as despesas ao máximo e utilizar o restante do dinheiro do auxílio emergencial como fundo de emergência.

Antes de comprometer suas economias recém-estabelecidas, certifique-se de ter pelo menos alguma quantia economizada em um fundo de emergência para lidar com imprevistos difíceis.

Despesas essenciais

Todos os dias somos vítimas de uma cultura de consumo que sempre nos coloca no limite de nossa capacidade apenas para adquirir caprichos ou coisas de luxo. Antes de sucumbir a essas tentações, é preciso refletir e perguntar: posso viver sem isso? Que benefício em longo prazo isso gera para mim? Realmente, devo comprar isso em um momento tão delicado quanto o qual estamos vivenciando?

Então, você pode olhar com mais objetividade para aqueles gastos de luxo como os gerados comprar roupas sem necessidade, cigarros, Uber, promoções, entre outros.

Dê preferência para utilizar uma parte do auxílio emergencial para ajudar nas despesas essenciais da casa.

Pagamento de boleto com auxílio emergencial

O dinheiro do auxílio emergencial é uma ajuda financeira para que a população, que não possui renda fixa, conseguir ao menos arcar com as despesas básicas essenciais durante esse período de pandemia.

Por mais que o dinheiro não seja o suficiente para arcar com suas dívidas, você pode usar uma parte do mesmo para quitar aquelas mais importantes, seja uma fatura do seu cartão em que pode pagar o valor mínimo para continuar utilizando o mesmo, entre outros.

Tente pagar as despesas que realmente são as mais difíceis de quitar.

Fazer compras com dinheiro do auxílio

Uma das possibilidades de utilizar o auxílio, além do pagamento de boletos, é realizar compras com dinheiro do auxílio sem precisar sacar.

Você pode utilizar o auxílio emergencial em supermercados, padarias, açougues, hortifruti e demais estabelecimentos que aceitam o benefício como forma de pagamento.

Basta ter o aplicativo da Caixa Tem instalado em seu smartphone, mostrar os dados do cartão virtual ou pagar com QR Code no caixa do estabelecimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.