Saiba mais sobre o alerta do cirurgião plástico Dr. Ronaldo Soares para mulheres com próteses de silicone
Há alguns anos, Xuxa Meneghel ocupou os noticiários ao ter que passar um procedimento cirúrgico de emergência para retirada de suas próteses de silicone. A razão disso é que o corpo rejeitou o material, e por isso, precisou desta cirurgia.
Na época, ela contou que era a terceira vez que passava por aquilo. “A protese capsulou, ou seja, quando o corpo rejeita o material. Só que desta vez ela fez um procedimento de maneira diferente para tentar evitar que o problema volte a acontecer.
Para o cirurgião plástico e membro da SBCP, Dr. Ronaldo Soares, é importante lembrar que as próteses atuais não têm mais prazo de validade, como acontecia antigamente, que “venciam” após 10 ou 12 anos. Além disso, como reforça o médico, a troca pode acontecer em casos de contratura capsular, quebra, mal posicionamento ou por questões estéticas – no caso de quem quer aumentar ou diminuir o tamanho do silicone.
Mesmo sem saber quando isso vai acontecer, Dr. Ronaldo Soares é otimista e lembra que existem cuidados que podem diminuir as chances de que o problema aconteça, como colocar o silicone debaixo do músculo e optar por próteses menores. “Sabe-se também que lavar as próteses com solução de antibiótico na hora do implante e introduzi-las com um plástico específico (keller funnel) reduzem a taxa de contratura”, diz o cirurgião plástico.
Além disso, há também outras formas de se prevenir: “não deitar de barriga para baixo durante 60 dias, não fazer exercícios físicos com os membros superiores e evitar atritos e pancadas durante os 30 primeiros dias, e escolher profissional membro da SBCP”, completa o especialista.