Doutor em letras Pablo Jamilk explica porque Karol Conká se equivocou ao critícar a fala de Juliette

0

Nos últimos dias muito se falou sobre o preconceito com os diferentes sotaques, isso porque a cantora Karol Conká, participante do reality show Big Brother Brasil, criticou a nordestina Juliette por conta de seu sotaque forte.

O professor Pablo Jamilk, natural de Cascavel no Paraná, entrou na polêmica para explicar se é errado a forma como algumas palavras são pronunciadas nos mais diferentes sotaques que temos no Brasil.

Primeiramente Pablo, explica que o sotaque é uma forma particular de realização de determinados sons, essa forma particular é construída por uma série de fatores; a região onde a pessoa nasceu ou mora, o grupo social a que pertence, classe social e também a idade.

Existem diversas distinções de sotaques ao redor do mundo, como por exemplo na língua inglesa, temos uma diferença enorme entre o inglês britânico e o norte americano, ou até mesmo da língua espanhola falada na Espanha para o espanhol da Argentina, por exemplo.

Essas formas distintas são muito comuns, e às vezes contribuem até para a existência de novos dialetos.

O sotaque não é uma forma incorreta de fala, porque não podemos pensar em um sotaque padrão. NÃO EXISTE FALA PADRÃO, o que é padrão é a gramática, ou seja, o padrão existe na escrita, e não na fala, que não pode ser padronizada.

Gostar ou não de um sotaque é apenas estética, e isso não faz dele algo correto ou incorreto, pois não se pode fazer distinção de certo ou errado em relação ao sotaque.

A fala é uma instância completamente particular, um traço distintivo individual que não pode ser corrigido, pois isso seria uma prática de preconceito linguístico.

Confira o vídeo do professor falando sobre o assunto:

Sobre Pablo Jamilk

Atuante no mercado digital desde 2010, o professor Pablo Jamilk, leciona para alunos do país inteiro, que por meio de suas aulas online, cursos e palestras, buscam alcançar bons resultados no Enem em concursos e vestibulares.

Nascido e criado na cidade de Cascavel no Paraná, Pablo Jamilk, desde sempre demonstrou interesse pela educação. Aos 15 anos, assumiu o posto de professor de iniciação à filosofia, dando aulas para alunos do ensino médio, na escola onde estudava. Pablo também foi bibliotecário e professor de língua inglesa para crianças de 3 a 5 anos, nesse período desenvolveu uma metodologia lúdica para o ensino da língua estrangeira.

Apaixonado pela educação, o jovem cursou letras, a fim de seguir adiante em seu sonho de ser professor, essa foi a melhor escolha que Pablo poderia fazer. Com muita dedicação, se formou mestre e doutor em letras. Escreveu mais de 10 livros voltados para os concurseiros, vestibulandos e os aficionados pela língua portuguesa.

Com números impressionantes, o professor vem se destacando na internet, seus inscritos no YouTube somam mais de 350 mil que acompanham suas videoaulas com dicas sobre verbos, uso da vírgula, modelos de redação entre outros.

No Instagram, Pablo faz lives semanais com conteúdos diversos da língua portuguesa, para seus mais de 400 mil seguidores.

Redes Sociais

Instagram: https://www.instagram.com/pablojamilk

YouTube: https://www.youtube.com/pablojamilkoficial

Site: https://www.pablojamilk.com.br/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.