10 maneiras de aumentar o foco: alimentos, óleos e estilo de vida

0

Existem muitas maneiras naturais de manter o foco e a nitidez. De terapias alternativas a medicamentos fitoterápicos, esses métodos naturais podem ajudar a aumentar sua produtividade, proteger sua saúde cerebral à medida que envelhece e melhorar seu bem-estar geral.

Nutrição para manter o foco

Adicionar certos tipos de alimentos pode ajudá-lo a ficar focado e afiado. Esses alimentos incluem:

1. Peixe e linhaça

Linhaça e peixes gordurosos, como salmão e sardinha, são ricos em ácidos graxos ômega-3, um tipo de ácido graxo essencial que desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde do cérebro. Um relatório publicado no Advances in Nutrition 2013 sugere que os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a combater o comprometimento da função cerebral relacionado ao envelhecimento.

Além disso, alguns estudos mostram que os ácidos graxos ômega-3 que alguns alimentos e óleos essenciais e naturais possuem, podem ajudar a melhorar a atenção. Em um estudo publicado na Neuropsychopharmacology em 2015, por exemplo, havia suplementos de ômega-3 para reduzir os sintomas de desatenção em crianças.

2. Alimentos ricos em antioxidantes

Os nutrientes antioxidantes podem oferecer alguma proteção contra uma diminuição da cognição relacionada à idade (ou seja, o conjunto de habilidades mentais associadas a processos como atenção, memória e resolução de problemas), de acordo com uma revisão de pesquisa publicada no European Journal of Nutrition 2013. Com base em 10 estudos publicados anteriormente, os autores do revisor encontraram algumas evidências de que nutrientes antioxidantes, como vitamina C e vitamina E, podem ajudar a diminuir a taxa de declínio cognitivo.

3. Chá verde

Um estudo baseado em ratos publicado em Brain and Cognition em 2008 sugere que o consumo de chá verde pode melhorar o aprendizado e a memória. Além disso, um estudo piloto publicado na revista Nutrients 2014 mostrou que a ingestão diária de chá verde ajudou a melhorar a função cognitiva em um pequeno grupo de idosos.

Curas naturais para a saúde do cérebro

Vários medicamentos fitoterápicos são promissores como uma abordagem natural para se manter focado e afiado. Aqui está uma olhada na ciência por trás de dois desses remédios:

4. Curcumina

A curcumina demonstrou melhorar a função cognitiva em alguns estudos preliminares. Além disso, um estudo preliminar publicado no International Journal of Biochemistry and Biophysics 2015 estabeleceu que a curcumina pode aumentar os níveis cerebrais de ácido docosahexaenóico (um ácido graxo ômega-3 demonstrou ter efeitos positivos na função cognitiva).

5. Alecrim

A ingestão diária de alecrim de ervas pode aumentar o desempenho cognitivo e aguçar a memória em adultos mais velhos, de acordo com um pequeno estudo publicado no Journal of Medicinal Food 2012.

Prática de estilo de vida para melhor concentração

Comportamentos de estilo de vida que podem ajudá-lo a manter o foco e afiar incluem:

6. Para dormir bem

Muitas pesquisas mostraram que a privação do sono pode ter um impacto negativo profundo na função cognitiva, incluindo efeitos prejudiciais no foco e na memória. 

Se você tem dificuldade para dormir, pode tentar usar alguns óleos essenciais em um difusor de aromas. Óleos como o de camomila, bergamota e hortelã-pimenta ajudam a relaxar os músculos, facilitando uma boa noite de sono.

7.  Exercício

Um estudo publicado na Neurology 2010 sugere que caminhar pelo menos 10 quilômetros por semana pode preservar a memória em adultos mais velhos.

O estudo também descobriu que o exercício regular ajudou a combater o encolhimento relacionado à idade no tamanho do cérebro.

8. Gerencie seu estresse

Assim como dormir pouco, seu estresse diário pode ficar descontrolado, o que pode afetar significativamente a função cognitiva. Para estar focado e afiado, é importante tomar medidas diárias para diminuir seus níveis de estresse.

Técnicas mente-corpo para maior foco

Além de ajudar a aliviar o estresse, as seguintes técnicas corporais podem ajudá-lo a manter o foco e a nitidez:

9. Meditação

Em um estudo com 40 estudantes de graduação (publicado na Academia de Ciências dos Estados Unidos em 2007 ), os pesquisadores descobriram que cinco dias de treinamento de meditação de 20 minutos ajudaram a melhorar a atenção, bem como reduzir a ansiedade, fadiga, raiva e depressão.

Como a meditação tem de ser um momento calmo e relaxante, você pode usar algum óleo essencial em um difusor de aromas para ajudar a relaxar a mente com seus aromas agradáveis.

10. Tai Chi

Publicado no American Journal of Preventive Medicine em 2015, uma revisão de nove estudos publicados anteriormente mostra que a absorção de tai chi pode ajudar a melhorar a atenção, a memória e outras habilidades cognitivas em adultos saudáveis.Você também pode escolher usar produtos de âmbar que ajudam de forma natural o seu sistema imunológico, como o colar de ambar que combate doenças inflamatórias. Adultos, crianças e até bebês podem usar o âmbar para seu benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.