10 dicas para ter sucesso em um curso online

O aprendizado online oferece aos alunos a flexibilidade de aprender a qualquer momento e de qualquer lugar. É uma grande vantagem, especialmente para profissionais que ainda desejam continuar trabalhando em período integral, estudantes que buscam programas diferentes simultaneamente ou para mães ou pais que têm responsabilidades domésticas que exigem que eles estejam em casa.

 

A chave, dizem a maioria dos alunos, não é subestimar ou descontar o valor do curso ou o esforço necessário para fazer o curso.

 

Qualquer curso de aprendizagem exige que os alunos tenham grande clareza sobre o que desejam do curso e sejam organizados, comprometidos, motivados e disciplinados. 

Essencialmente, características que qualquer aluno deve ter – esteja aprendendo online ou offline! Mas o que torna as coisas mais desafiadoras para os alunos on-line é a constante auto-motivação que eles precisam trazer para a mesa, se quiserem aprimorar suas habilidades.

 

Eles podem não ter encontros regulares com professores (a menos que estejam matriculados em um curso com aulas online ao vivo), e a maioria das linhas de tempo possui flexibilidade incorporada a eles para acomodar diferentes agendas.

 

Então, como você faz a melhor utilização do curso on-line individual que você se inscreveu?

1. Estime o tempo que você pode dar

É fundamental que os alunos que frequentam cursos on-line calcule e planejem com antecedência como eles se encaixam no trabalho, nas tarefas e nos estudos do curso em sua programação. Com base nisso, procure cursos que ofereçam a flexibilidade do aprendizado individualizado.

2. Crie o hábito online

É melhor se você decidir previamente quando, durante o dia e onde – no escritório ou em casa, vai trabalhar no curso. Tente também evitar longas pausas e tente trabalhar pelo menos uma hora por dia. Isso dá uma sensação de continuidade e ajuda a criar um hábito de aprendizado regular.

 

3. Compreenda e aprenda os requisitos técnicos de antemão

Configure seu computador com o software que você precisar usar durante o curso e dedique algum tempo para entender quais são os requisitos anteriores do curso. 

Você não deseja gastar seu tempo com atualizações de computador, aprendendo ou atualizando suas habilidades técnicas, concentrando-se no material do curso.

4. Procure ajuda, se precisar

Se você estiver começando a se sentir sobrecarregado ou se o material do curso for esmagador, entre em contato com os instrutores do curso para obter suporte. Seja proativo.

5. Lembre-se de rede – online ou offline!

Só porque você está fazendo um curso online, isso não significa que você não pode entrar em contato com seus colegas ou professores.

 A primeira coisa é criar ou atualizar sua conta do LinkedIn para refletir seu treinamento contínuo. Mantenha-o atualizado e use-o para criar sua rede profissional entre colegas de classe ou outros alunos também em cursos semelhantes.

E nunca perca a oportunidade de se encontrar pessoalmente, caso sua instituição organize reuniões para o lote. Você também pode tomar a iniciativa e colocar o online offline – organize uma reunião de café com seus colegas de classe para discutir possibilidades ou material do curso. 

Um curso individualizado é uma ótima maneira de aprender algo novo, no seu próprio tempo e conveniência. Basta um pouco de planejamento e dedicação e, em nenhum momento, você terá uma nova habilidade adicionada à sua lista de conhecimentos. Feliz aprendizado!

 

6. Tenha acesso confiável à Internet

Você precisará acessar os portais de informações dos seus concursos. Alguns cursos incluem palestras em vídeo. 

Você também pode precisar baixar e fazer upload de arquivos. É essencial que você tenha um provedor de serviços de Internet confiável. Acesse o seu IP com um roteador doméstico que efetivamente forneça uma conexão estável à Internet, para que você possa acessar todas as informações necessárias. 

Um roteador sem fio permitirá que você mude para locais diferentes, se necessário, com base nas atividades domésticas. Sem acesso confiável à Internet, você ficará para trás com seus estudos e poderá ter que fazer planos para ir à biblioteca ou a outro local para ficar online.