O cenário brasileiro da cirurgia plástica para aumento dos seios

0

Cirurgião plástico Dr. Renato Palhares fala sobre as próteses de silicone e o mercado nacional

Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, a partir de dados de 2019, os implantes para aumento de seios representam a cirurgia mais comum em nosso país, com mais de 210 mil realizações por ano.

Em números mundiais, ela também ocupa o primeiro lugar, com 15% do total de cirurgias plásticas.

Dr. Renato Palhares, renomado médico brasileiro especializado em Cirurgia Plástica há 17 anos, acompanha de perto esses números, e destaca que o procedimento evoluiu muito nas últimas décadas, tornando-se inclusive mais seguro.

Considerado um procedimento simples, o implante de prótese mamária é realizado, em geral, com anestesia local e sedação, e tem duração média de 1 hora.

“Os procedimentos de implante de prótese são realizados para aumento mamário na paciente, proporcionando assim um aspecto estético mais harmônico, evidenciando o colo. Para muitas mulheres, essa condição significa uma grande mudança de vida, promovendo elevação da auto estima”, afirma Dr. Renato.

Indicação e métodos para o implante de prótese

Indicado para pacientes que não possuem volume na região da mama, a prótese pode ser colocada basicamente de três formas. “O método mais comum, e com melhor resultado, é o implante inframamário, pelo sulco inferior da mama. Há também a realização do implante pela auréola, em que a incisão ocorre na metade inferior dessa região. Já o terceiro método, menos utilizado atualmente, é pela região da axila”.

Dr. Renato ressalta que a escolha do método, assim como o tamanho da prótese, é totalmente alinhada entre paciente e médico. “Existem particularidades que podem direcionar a escolha, desde questões de saúde ou estrutura física, até condições estéticas, como diferenças de altura entre os seios, posição das auréolas. Na verdade, os seios direito e esquerdo apresentam diferenças em mais de 90% das mulheres, isso é comum, e o método do implante pode amenizar essa percepção”, destaca Dr. Renato.

Quanto a região, a prótese pode ser colocada acima ou abaixo do músculo peitoral. “O padrão mais comum nas pacientes brasileiras é a prótese de 300 ml, e indica-se colocar acima do músculo quando se tem pele e gordura suficiente para uma aparência natural; quando a paciente é muito magra, recomendamos que seja colocada abaixo do músculo”.

A importância dos cuidados preventivos e pós cirurgicos

Para manter a melhor estética dos seios é fundamental que os cuidados preventivos aconteçam desde a juventude. O uso de sutiãs adequados, cremes e óleos hidratantes possibilitam melhor aspecto, previnem marcas e queda das mamas.

Após a implantação de prótese também é importante manter hábitos saudáveis e cuidados específicos. “A recuperação da paciente acontece, em média, com 30 dias, mas o repouso deve ser mais acentuado nos primeiros dias quinze dias”, alerta.

Sobre a duração da prótese, não há uma regra. Muito se fala sobre 10 ou 15 anos, mas isso depende muito do próprio organismo e a forma como ele reage. Com as tecnologias atuais, você pode retirar a prótese após 15 anos e ela ainda estará em perfeitas condições, mas o organismo pode estar gerando reações que demandem uma troca. É uma avaliação individual”, conclui Dr. Renato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.