Músicos Brasileiros em Portugal, lutam pela sobrevivência durante a pandemia e transformam dificuldade em solidariedade

O Brasil durante anos, sempre foi reconhecido como um povo resistente, tanto que temos uma frase típica que virou um jargão nacional : “Sou brasileiro e não desisto nunca!”

Porém… essa frase, nunca esteve tão presente no cotidiano de músicos brasileiros que residem em Portugal.

O governo português, decretou paralização de todas as manifestações artísticas, show e eventos, desde o dia 9 de março, até 30 de setembro.

Sem auxílio emergencial, pois o país somente disponibiliza tal ajuda a profissionais liberais registrados em carteira, sendo nativos ou não, os músicos brasileiros têm se reinventado para sobreviverem e continuar o sustento de suas famílias.

SHOWS CANCELADOS

Em conversa com a brasileira Carol Deguti, CEO de uma das produtoras mais respeitadas em Lisboa, que atualmente trabalha com aproximadamente 80 artistas brasileiros, dentre eles, cantores, instrumentistas e DJ’s, a produtora nos relatou a real situação e as dificuldades vividas por estes profissionais brasileiros.

“ Muitos músicos tem trabalhado como motoristas de aplicativo, obras de construção, e até mesmo fazendo a faxina nos estabelecimentos, para assim garantirem o mínimo do sustento de suas famílias! ( Disse Carol Deguti )

“Alguns músicos conseguiram retornar ao Brasil em vôos de repatriação, porém uma grande parte, não possui recursos no custeio das passagens aéreas.
A situação é desesperadora, pois os únicos que recebem o auxílio são os profissionais com carteira assinada, e a maioria dos músicos não possuem carteira, pois são contratados para realizarem seus shows, recebem o cachê e voltam pra casa!” ( Finaliza Carol )

Algumas ajudas emergenciais infelizmente não abrangem os brasileiros, por exemplo, retirar alimentos no banco alimentar, benefício disponível apenas para o povo português, ou com título de residência válido.
Sendo assim, impossibilitados até mesmo de se alojar nos abrigos do governo, pois o trabalho informal sem registro , tem todos os auxílios negados tanto para portugueses quanto imigrantes.

PROJETO SOLIDÁRIO “ZUKAS DO BEM”

Mobilizadas com as dificuldades não apenas dos colegas artistas , como também profissionais que fazem o transporte, garçons, os que vendem os bilhetes, promotores e relações públicas, 3 amigas numa conversa informal, se uniram na criação de um projeto incrivel!

Trata-se do projeto “Zukas do Bem.”

Idealizado pelas amigas: Carol Deguti , Liliam Miranda e Alessandra Miranda , todas profissionais na área de eventos, logo perceberam que todos que trabalhavam nessa área estavam desempregados , desamparados pelo governo e principalmente sem persectivas de retomar tão cedo ao trabalho devido a pandemia.
Juntas criaram um grupo de 2 vias , “ajude quem pode e peça ajuda quem precisar “, foi a partir dessa inciativa que rapidamente empresas Brasileiras em Portugal se mobilizaram e diponibizaram a ajudar, assim como os músicos que fizeram de forma voluntária as lives, sendo eles Chocolate Brasil, Cowboy do Cerrado ,Ze Augusto e Rafael entre outros.
Com a ajuda de todos arrecadaram mais de 10 toneladas de alimentos, distribuídos para 560 famílias.
Esse projeto social trouxe conforto as famílias que foram afetadas com o covid – 19, mas principalmente trouxe a esperança de logo em breve todos voltarem ao seu cotidiano.

ESPERANÇA

Apesar de sabermos dos abalos sociais e econômicos que a pandemia trouxe para o mundo todo, gostaríamos de salientar que em meio a este caos mundial, nossos músicos brasileiros , tem sido um exemplo de iniciativa, união e solidariedade, levando um pouco de esperança á uma classe que é tão importante na vida de cada um de nós, e tem sido tão esquecida e desvalorizada.

Sabemos que nosso povo é reconhecido pela sua garra e resistência, com isso, a frase “sou brasileiro e não desisto nunca!” jamais esteve tão viva na vida desses artistas que bravamente lutam para sobreviver a essa crise.

Nosso desejo, é que em breve nossos artistas que tanto alegram nossas vidas com sua arte, retornem ás suas atividades e voltem a fazer o que nasceram pra fazer: “Alegrar corações” , pois afinal de contas, o SHOW TEM QUE CONTINUAR!



Para ajudar e saber mais sobre o projeto dos músicos brasileiros em Portugal, siga no Instagram:

@zukasdobem

Instagram dos demais artistas, idealizadores e parceiros:

@cowboydocerrado
@brasil_chocolate
@caroldeguti84
@liliammirandaeentos
@mirandaledias
@moniquemon2020