Hemospermia, pelo Urologista Dr. Glauco Guedes

A hemospermia, também chamada hematospermia, corresponde à presença de sangue no esperma. Isso pode acontecer com homens de diferentes faixas etárias e embora preocupe muito os homens, na maioria das vezes, não significa nenhuma doença grave. Em grande parte dos casos os médicos não conseguem diagnosticar com precisão a causa, em outros casos pode ser a manifestação de uma doença benigna.

Por meio de analise clínica, exame laboratorial e histórico do paciente, diversas doenças mais significativas são descartadas. Nesse sentido, apenas em casos específicos existe a necessidade de exames de imagem (como: ecografia ou tomografia computadorizada).

“Embora possa assustar pacientes e suas parceiras, a presença de sangue no esperma, em sua grande parte, não é o sintoma de uma doença séria como o câncer, por exemplo. No entanto, é extremamente importante que um médico urologista seja consultado. Isso porque, somente um especialista é capaz de analisar o caso e fazer um diagnóstico correto. No caso de homens jovens, com menos de 40 anos, sem outros sintomas associados, e que não tenham fatores de riscos, como por exemplo:  – histórico familiar de câncer de próstata, malformação urogenital e distúrbios hemorrágicos, a hematospermia, não são necessárias grandes preocupações”, pontua Dr. Glauco Guedes – formado pela Universidade Federal de Alagoas, atuante na cidade de Brasília.

 

Locais onde o Dr. Glauco Guedes atende:

Clínica Evoluccy – Instituto de medicina:

Unidades Asa Sul – (61) 3532-5560

Unidades Asa Norte – (61) 32638100/ 3263-8051

Ele, também, atende nos Hospitais: Santa Lucia Norte, Santa Helena – Rede Dor e no Centro Médico Santa Helena.