Glauber Britto, criador do canal Champagne com dendê, já viajou por 35 países e leva cultura, dicas e gastronomia para o Youtube e Instagram

Basta dar uma rápida passeada pelas redes sociais ou pelo canal do Youtube de Glauber Britto para que uma identificação imediata aconteça. O baiano – jornalista e arquiteto – consegue conquistar diferentes públicos com sua linguagem simples e com temas relevantes que vão do luxo ao popular. Com passagem em 35 países, e morando atualmente na Angola, ele leva para o canal Champagne com Dendê temas do cotidiano, como cultura, gastronomia, entrevistas e, claro, dicas de quem já rodou o mundo e sabe que é possível viajar aproveitando o melhor de cada oportunidade.

“O nome do canal tem dois significados que se ligam. Primeiro champagne por ser minha bebida predileta, e dendê porque sou baiano. Segundo porque quero realmente mostrar tudo do luxo ao popular. Então champagne simboliza o luxo e o dendê o popular”, explica Glauber sobre a escolha do nome para o canal.

O youtuber e influenciador digital, com mais de 127 mil seguidores, completa: “Vejo valor e cultura em tudo, seja popular ou sofisticado, cada uma me traz uma referência e uma vivência diferenciada. Seja um pastel na feira ou um prato francês em um restaurante estrela Michelin. Todos foram feitos por pessoas que tem algo para me ensinar e mostrar um pouco de cultura.”

O canal no Youtube foi criado inicialmente para mostrar dicas de viagens e gastronomia ao redor do mundo, porém, com a pandemia do coronavírus, Glauber inovou e incluiu novos temas, sempre mostrando preocupação com o que acontece ao seu redor.

“Comecei a falar também de deliverys de restaurante em São Paulo, que foi onde passei a quarentena. Passei a mostrar pratos que faço em casa de forma prática. Abordei assuntos ao meu redor, como adoção de pets na quarentena, já que foi o meu caso. Também conversei com meu dermatologista sobre os efeitos da quarentena na pele por conta da ansiedade”, diz o youtuber, que explica: “Assim que as coisas se normalizarem volto com o formato original, porém sem deixar de cozinhar. Quero mostrar que todos podem ter o prazer na cozinha”.

As dicas preciosas de Viagens:

Glauber Britto vive atualmente em Angola, na África Central, onde é casado com o Cônsul do Brasil no país, e por lá realiza trabalhos voluntários. Porém, ao longo da vida já viajou por exatos 35 países. Com tantas malas arrumadas e desarrumadas, ele se tornou expert no assunto e leva para o Youtube a visão de ‘viajante’, ou como ele define “consumidor final”.

“Existem lugares que já fui por mais de dez vezes, que é o caso de New York. Cada lugar é especial e me marcou por algum motivo. O Japão, por exemplo, me marcou devido a organização deles e por serem tão calmos e ao mesmo tempo tão agitados com toda cultura frenética do trabalho, do consumo e da moda. Singapura, terceiro país mais rico do mundo, me marcou por não existir pobreza no país e por ser referência em tratamento de saúde. Eles recebem pessoas do mundo todo para tratamentos. A Dinamarca também me deixou fascinado. Lá a família real trabalha todos os dias pela igualdade social do país. O que esses três países tem em comum? Todos os governantes trabalham pela igualdade social. São lugares que a pobreza nos moldes do Brasil não existe”, conta o viajante.

Sempre que está preparando uma nova viagem, Glauber faz questão de registrar diversos detalhes para seus seguidores: “Falo bastante sobre dicas de lugares e organização da mala. As pessoas querem entender como consigo levar tanta coisa sem sair do peso padrão das companhias aéreas. Também me perguntam sobre os destinos que já fui e como é a cultura de cada lugar, quanto custou a viagem. Até montei alguns roteiros para vários amigos”.

O gosto por gastronomia vem de família

Se hoje o baiano Glauber é apaixonado por gastronomia, acreditem, isso veio de família. A mãe do jornalista chegou até a fazer cursos com receitas. Ele, aos 9 anos, já arriscou seus primeiros passos na cozinha.

“Minha mãe cozinha superbem e sempre gostou de cozinhar para outras pessoas. Teve uma época na minha infância que ela fazia refeições todo sábado para várias pessoas, e muitas vezes recebia encomenda de pratos. Ela chegou a fazer um curso de receitas com a lendária Elibia Portela. Além disso, minha mãe também fazia bolos elaborados com desenhos, cores e formas diferentes. Sempre acompanhei tudo de perto”, relembra o youtuber, que hoje cozinha com chefes famosos em seu canal, como recentemente, quando fez um macarrão com o chef Guga Rocha em um vídeo.

Glauber relembra a importância de cozinhar para reunir os amigos: “Fazia pastel e chamava meus amigos da rua para comer. Dizia que eram festas para receber meus convidados. Meus pais sempre me deixaram livre para isso, porém sempre alertando para não ter desperdício de comida.”

Relevância no Youtube e Redes Sociais

Foi quando Glauber pediu demissão da empresa onde era diretor de arquitetura e resolveu tirar um ano sabático que as redes sociais passaram a fazer parte de sua rotina de forma mais intensa e suas dicas começaram a se destacar. O baiano viajou pela Europa e depois se mudou para a Austrália, onde aí, de fato, passou a mostrar para seus seguidores como era a vida por lá.

“Hoje em dia, se eu posto uma foto de paisagem as pessoas não curtem. Elas gostam mesmo é de ver dicas, como os looks que eu uso para cada ocasião”, conta ele, que considera que as redes sociais e Youtube têm espaço para todos, mas que é importante saber diferenciar os conteúdos: “É um meio democrático. Porém, é difícil ter um canal num país onde o mais valorizado é a cultura inútil, exemplo dos youtubers que só têm vídeos de trolagens e que não agregam nenhum aprendizado.  Eu vou sempre insistir em levar conteúdo que agregue. Essa é a essência do meu trabalho e por isso venho conquistando meu público.”

Saiba mais sobre Glauber Britto:

Nascido em Vitória da Conquista (BA) é arquiteto, jornalista e amante de gastronomia. Já visitou mais de 35 países, algo que o motivou a fazer um diário de bordo com todas as suas experiências e imagens de todos os cantos por onde passou. Em 2019, começou a compartilhar suas experiências escrevendo e relatando as histórias em colunas assinadas nos portais “Farol da Bahia” e “Viagem e Gastronomia”. Atualmente, além de influenciador digital, comanda também o canal “Champagne com Dendê” no Youtube, onde leva conteúdo por meio de entrevistas e dicas de gastronomia, moda, viagem e lifestyle.

https://www.youtube.com/channel/UCMBVmv3PnpG-XV8ZUJPk-NA

https://www.instagram.com/glauberbrittoo/