Dra. Euzébia Reguete explica com detalhes o que a doença bucal tem a ver com o vírus da Sars-Cov-2

0

A Covid-19 ainda está em estudo. Cientistas do mundo inteiro buscam descobrir cada dia mais informações a respeito da doença que chegou e ocasionou uma pandemia global. Entretanto, um estudo publicado no Journal of Clinical Periodontology, concluiu que pacientes com problemas gengivais podem ter maior risco de ter a versão grave do coronavírus. 

Segundo a publicação, que avaliou 500 pacientes infectados pelo vírus, os que possuíam problemas bucais tinham 3.5 vezes mais chances de serem internados com complicações. Já a probabilidade de precisar de um respirador ou internação em terapia intensiva chegou a 4.5 vezes mais.

 A cirurgiã dentista, Dra Euzébia Reguete, explica o porquê a doença periodontal, ou gengival, como é popularmente chamada, pode agravar os casos de Covid-19. “Estudos já demonstram que pessoas com problemas gengivas têm quatro vezes mais chances de desenvolver as complicações mais severas do COVID. Isso demonstra a importância de manter a visita rotineira ao cirurgião dentista e não menos importante os cuidados de rotina com higiene utilizando fio dental é uma boa escovação,” explica a especialista. 

 Por essas constatações, a preocupação médica ficou ainda maior com os diabéticos, visto que problemas bucais são ainda mais comuns nesse público, ou seja, além da comorbidade ocasionada pela deficiência de insulina no organismo, os diabéticos também podem correr mais riscos pela doença gengival.

Entretanto, não são apenas diabéticos que desenvolvem tal doença bucal. Qualquer pessoa está sujeita, visto que a doença surge pelo acúmulo de placas bacterianas na superfície do dente. Uma má higiene bucal pode resultar na enfermidade.

 Vale ressaltar que doenças bucais ou até mesmo a doença periodontal não causam Covid-19, elas apenas podem agir como um agravante para o caso. O ideal é que a higiene bucal seja feita de maneira correta e o controle com o dentista seja feito de maneira regularmente para evitar o surgimento de placas na gengiva e surgimento da periodontite.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.