Dr. Maciel Carvalho fala sobre empreendedorismo jurídico: saiba quais são as tendências para esse setor

Você já buscou entender melhor o empreendedorismo jurídico? O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que com os avanços tecnológicos todas as áreas profissionais tendem a se inovar e se atualizar para o mercado, e não seria diferente com a área do direito. Devido a alta competitividade do setor, para que os advogados atendam com prontidão as necessidades dos seus clientes, devem ficar atentos às tendências do empreendedorismo do direito, assim, se possui interesse no tema, siga na leitura e não deixe de acompanhar essas mudanças.

Poucos ainda se discute sobre as vantagens de se investir neste segmento, mas de imediato é importante que os empreendedores da área compreendam detalhadamente o mercado da advocacia. Como menciona o empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, é nítido que a maior tendência é se tornar digital todas as atividades tradicionalmente conhecidas, então,  a comunicação tende a ser mais democratizada, pois os meios tecnológicos se revolucionam para atender as mais variadas demandas.

Como vimos, tudo tende a se revolucionar e se tornar mais eficaz, logo inserir a tecnologia nesse âmbito é trazer oportunidades para fugir da advocacia tradicional. No atual cenário do direito, podemos perceber por exemplo uma introdução tecnológica nos escritórios e uma redução significativa nos postos de trabalho. Mas a pergunta que fica é: como se inserir nesse universo do empreendedorismo jurídico? Confira abaixo as maiores tendências para essa área:

Lei de Proteção de Dados

Sabemos que quanto mais utilizamos dos meios digitais para otimizar os processos e torná-los melhores, também estamos suscetíveis aos perigos desse ambiente virtual. Sendo assim, como cita o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, os empreendedores do direito podem usufruir da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), para que se assegurem de que as mudanças não irão trazer consequências negativas ao seu negócio.

Compliance

Quando falamos de compliance, estamos nos referindo a um mercado em grande expansão no Brasil, que está atrelado diretamente à questão da insegurança que permeia o ambiente jurídico. Caso você não saiba o compliance surge dentro do empreendedorismo jurídico para facilitar os processos internos, de modo a assegurar que todas as obrigações sejam cumpridas e estejam de acordo com as leis.

Direito Societário

Já ouviu falar sobre direito societário? Essa é uma das tendências incluídas no empreendedorismo do direito, que tende a se fortalecer ao longo dos anos. O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros expõe que esse direito engloba o estudo das sociedades, das regras pertencentes à constituição, assim como do relacionamento entre as pessoas, seus sócios e acionistas, trazendo uma melhor gestão para as negociações.

Lawtech

Agora chegou a vez das tão comentadas startups, que se tornaram modelos de negócios em alta no mundo todo. O empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros comenta que as startups se inserem no ramo do empreendedorismo jurídico para trazer soluções inovadoras para o setor e atender com mais excelência às necessidades dos clientes. Dessa forma, torna-se viável integrar essas tendências em prol de um mercado jurídico inovador e tecnológico.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.