Doutor em letras Pablo Jamilk comenta a proibição da Linguagem Neutra no estado do Mato Grosso do Sul

0

A linguagem neutra foi um dos assuntos mais comentados de 2021, e já no início de 2022 segue sendo pauta, isso porque na última semana o governo do Mato Grosso do Sul anunciou a proibição do uso da linguagem neutra nas instituições de ensino, documentos oficiais e confecções de materiais didáticos.

O decreto anunciado no Diário Oficial, estabelece que é obrigatória a utilização da norma culta da língua portuguesa, como forma de padronização do idioma oficial do país.

O doutor em letras Pablo Jamilk, que recentemente lançou um livro sobre o tema, comenta que a desinformação leva uma minoria a querer “Neutralizar” a língua portuguesa falada no Brasil, a qual – em sua essência –  já é neutra.

Em seu livro “Linguagem Neutra – Um Debate Necessário”, o Doutor em Letras explica como funciona o processo de alteração nas regras da língua portuguesa, e quanto tempo eles levam para serem empregados na própria língua. Segundo Pablo, é possível discutir qualquer tipo de variação linguística; mas variação não é normatização, tampouco padronização. É muito grave supor que uma forma de neutralização deva ser vista como normativa (a ser ensinada no currículo escolar), uma vez que já existe uma modalidade de uso da própria língua portuguesa que se apresenta como neutra de gênero sem precisar recorrer ao uso de X, @ ou qualquer outro artifício.

“A linguagem neutra de gênero pode e deve ser praticada entre os grupos sociais que se sentem representados por ela, mas em hipótese alguma ela pode se tornar base para uma mudança geral na forma como a língua oficial do nosso país é falada e redigida”, comenta Pablo.

O professor reforça seu compromisso e luta contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação, e comenta que suas indagações possuem o propósito de trazer informação clara e real sobre como a língua funciona para que seus falantes não tenham mais dúvidas sobre a temática da linguagem neutra.

Sobre Pablo Jamilk:

Com método revolucionário, o professor Pablo Jamilk vem conquistando a Internet   

Atuante no mercado digital desde 2010, o professor Pablo Jamilk, leciona para alunos do país inteiro, que por meio de suas aulas online, cursos e palestras, buscam alcançar bons resultados no Enem em concursos e vestibulares.  

Como conhecedor das bancas examinadoras e dos conteúdos que mais caem nas provas, o professor sabe como alcançar a alta performance nas provas e testes de universidades e instituições públicas brasileiras.

Nascido e criado na cidade de Cascavel no Paraná, Pablo Jamilk, desde sempre demonstrou interesse pela educação. Aos 15 anos, assumiu o posto de professor de iniciação à filosofia, dando aulas para alunos do ensino médio, na escola onde estudava. Pablo também foi bibliotecário e professor de língua inglesa para crianças de 3 a 5 anos, nesse período desenvolveu uma metodologia lúdica para o ensino da língua estrangeira.

Apaixonado pela educação, o jovem cursou letras, a fim de seguir adiante em seu sonho de ser professor, essa foi a melhor escolha que Pablo poderia fazer. Com muita dedicação, se formou mestre e doutor em letras. Escreveu mais de 10 livros voltados para os concurseiros, vestibulandos e os aficionados pela língua portuguesa.   

Já foi apontado como um dos professores mais influentes do Brasil no segmento de Língua Portuguesa, Redação e Redação Oficial.

 Com números que impressionam, o professor vem se destacando na internet, seus inscritos no YouTube somam mais de 454 mil que acompanham suas videoaulas com dicas sobre verbos, uso da vírgula, modelos de redação entre outros.  

No Instagram, Pablo faz lives semanais com conteúdo diversos da língua portuguesa, para seus mais de 425 mil seguidores.

Atualmente, desenvolve pesquisas de linguagem e cognição, com isso tem produzido trabalhos que podem ajudar a compreender mais claramente como as Fake News impactam a sociedade.  

“Ser professor não é importante para a minha vida; ser professor é a minha vida” Pablo Jamilk    

Redes Sociais  

Instagram: https://www.instagram.com/pablojamilk 

YouTube: https://www.youtube.com/pablojamilkoficial

Site: https://www.pablojamilk.com.br/

TikTok: https://www.tiktok.com/@pablojamilk  

Fonte: Consultório da Fama Assessoria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.