Cassio Pastrana desvenda os segredos do TikTok

O analista de mídias digitais explana as facilidades de usar o aplicativo.

 

Inicialmente conhecido como Musical.ly, em 2014, foi um app em que a maioria dos seus usuários eram crianças que postavam vídeos de lip sync, uma técnica de playback. Após sua mudança de nome, em 2016, o TikTok se tornou o mais novo aplicativo do momento com mais de 1 bilhão de usuários. O app é uma plataforma social para compartilhar vídeos de 15 segundos onde os usuários podem gravar e editar diretamente na plataforma.

 

A partir da criação dos mesmos, é possível utilizar músicas, animações, efeitos especiais e demais possibilidades. Além disso, assim como em outras redes sociais, os usuários podem comentar, seguir e curtir. Com a advento da quarentena o TikTok não só se tornou um canal de vídeos divertidos, mas também a mais nova ferramenta para produzir conteúdo na internet através de influenciadores, youtubers e artistas.

 

Como um aplicativo em ascensão, o TikTok possui benefícios que podem tornar o seu conteúdo viral e criar oportunidades para novas personalidades. Em entrevista com o Analista de Mídias Digitais, Cassio Pastrana, explanamos as possibilidades existentes. “Mesmo com uma quantidade enorme de downloads, o TikTok ainda é considerado um terreno “pouco explorado”, se compararmos a outras redes sociais. Outro aspecto interessante que podemos destacar é o fato de que não são todos os usuários que produzem conteúdo, muitos baixam o app apenas para ter um momento de descontração”.

 

Cassio ainda afirma que em ambientes ainda pouco explorados a concorrência é baixa, e desse modo, muitos vídeos tem a chance de serem reconhecidos e viralizar. “O importante é aproveitar o momento para colher os frutos no futuro”, diz Cassio. Outro ponto citado é o fato de que o conteúdo produzido permanece mais de 24 horas na rede. “Os vídeos que foram publicados ficam salvos no perfil até que o próprio usuário delete, e o algoritmo também pode entregar conteúdos que já foram postados anteriormente”, finaliza o Analista.

 

Além dos pontos citados outro fator relevante é a transferência de conteúdo, qualquer vídeo pode ser salvo no celular ou compartilhado em outros aplicativos como o Instagram, Facebook, Twitter e mais. Ou seja, o TikTok possibilita que o conteúdo seja reutilizável e transite audiências consolidadas para outras plataformas já conhecidas. O famoso challenge, onde maquiagens ficam prontas rapidamente, iniciou-se no TikTok e agora tem sucesso garantido em outros canais.

 

Ao fim da entrevista Cassio ainda complementa: “Apesar de todos os tópicos que já citei serem interessantes, é importante saber em qual nicho o usuário quer atuar. Dependendo da sua proposta, a adaptação do conteúdo que será apresentado deve ser direcionada para o TikTok, uma vez que estamos lidando com uma nova ferramenta. Assim, é muito mais fácil ter pessoas que buscam, compartilhem e indiquem o vídeo que foi produzido’’.