Sustentabilidade e gastronomia: cresce o número de pizzarias que reduzem o consumo de papel e desperdícios em filiais

A La Braciera Pizzaria, em São Paulo, aderiu ao uso de materiais ecofriendly e viu seu faturamento aumentar

A preocupação com uma alimentação mais saudável, consumindo alimentos frescos, orgânicos e de pequenos produtores é hoje uma realidade para muitas famílias brasileiras, especialmente após o período de pandemia. Porém, esse processo também ocorre na cozinha. Com a alta demanda de delivery, os restaurantes precisaram adaptar seus materiais, de modo que não pesasse no bolso de seus donos, assim como em clientes.

A La Braciera Pizzaria, em São Paulo, aderiu a materiais ecológicos e de fácil decomposição na natureza e seus donos notaram mudanças não só, ambientais, como financeiras.

“Acreditamos que é uma mudança de geração, onde a nossa já tem conhecimento da real importância de ser ecofriendly, não só para o presente quando para o futuro, não enxergamos como gasto e sim como investimento. Nos gastos da empresa houve um equilíbrio. De um lado, economizamos, por exemplo, usando o QR code sem imprimir cardápios e por outro lado alguns materiais de papel, em vez de plástico, tem um custo mais elevado, porém o saldo é positivo, pois estamos agindo da forma correta, o que também é percebido pelos clientes”, disse Daniel Luco, CEO da rede.

Além da mudança no cardápio, a pizzaria também aderiu ao uso de materiais biodegradáveis como canudos, talheres e sacolas. O cuidado com os alimentos também passou a ser redobrado, fazendo com que o controle do desperdício trouxesse índices positivos:

“Com certeza, evitar o desperdício é um dos pilares mais importantes para o ramo dos alimentos, onde com a inflação as margens cada dia ficam mais apertadas. Tendo um planejamento correto você evita desperdícios de matéria-prima e de tempo, além de uma maior previsibilidade e controle em negociação com fornecedores”.

Uma dica fundamental para aqueles que desejam investir no ramo de pizzarias, segundo Luco, é o planejamento a longo prazo, não só de finanças, mas do desperdício de alimentos, de modo geral.

“O primeiro ponto é ter o controle e planejamento de todas as compras para evitar desperdícios. A busca por fornecedores de embalagens sustentáveis, mesmo que mais caras, já é um bom começo para uma adesão sustentável. Trabalhe um layout, uma frase bacana, de modo que se consiga agregar mais valor ao seu produto. Com isso, o custo tende a ser absorvido pela operação”, finaliza.

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