Conheça a trajetória de Manoel Alvino
No Brasil, o franchising vem crescendo significativamente ano após ano. Esse mercado vem superando crises econômicas e sanitárias, estabelecendo assim, o sistema como um modelo de negócio seguro e flexível. A Ortoestética é uma das principais referências em franquias nacionais no mercado de odontologia e estética, nessa matéria, vamos entender como um dos fundadores da rede vem obtendo resultados expressivos e conquistando cada vez mais o território nacional.
Manoel Alvino possui dezenove anos de carreira na área da saúde e há onze anos está atuando no segmento de Franchising de Odontologia, apesar de, atualmente, ser referência no mercado, Manoel Alvino valoriza muito sua trajetória empreendedora e não esquece dos desafios do início de sua jornada. Ele, que é de origem humilde, nasceu no Estado de Pernambuco e desde muito jovem, mesmo que, no primeiro momento, sem intenção e conhecimento sobre o assunto, já apresentava uma tendência aos negócios. Alvino é casado com Juliana Chalegre e juntos são pais de Dante e Laís.
TRAJETÓRIA
Neto de agricultor, Manoel observava seu avô que sempre se empenhou em dar uma vida diferente aos filhos e, foi com a ajuda e trabalho de seu pai e seus tios mais velhos, que a família conseguiu migrar da área rural, no interior da Paraíba, para a área urbana indo em direção ao Estado de São Paulo e em seguida, para João Pessoa e então chegasse a Recife.
Após sua família se estabelecer em Recife, eles começaram a dar os primeiros passos no empreendedorismo, abriram um comércio local no segmento de materiais para construção. Ainda criança, Manoel Alvino já auxiliava na loja, ao lado de seu pai, ajudando vendedores do balcão no atendimento e automaticamente, ajudando a si mesmo a desenvolver uma aptidão para os negócios. A família passou por algumas crises financeiras, o negócio precisou encerrar suas atividades, naquele período. Depois, quando a família abriu um mercadinho de bairro, ele passou a dividir o horário para ajudar seus pais.
Foi com a ajuda de sua mãe, que trabalhava em uma escola, para garantir a ele e a seus irmãos uma bolsa estudantil, que Manoel Alvino conseguiu dar continuidade aos estudos.
Apesar dele ter enfrentado uma adolescência financeiramente difícil, sua persistência e, principalmente, sua vontade em vencer aquelas dificuldades, o faziam cada vez mais forte.
Como todo estudante universitário de classe baixa, Manoel Alvino viu a necessidade de complementar sua renda para então, ajudar sua família e ainda suprir os gastos de seus estudos, ele deu aulas de física para ensino médio e cursos pré-vestibulares.
“Antes de entrar na faculdade, pesquisei uma área para ajudar as pessoas a melhorar de vida. Escolhi Odontologia.”
Aluno de odontologia da Universidade de Pernambuco (UPE), Manoel Alvino, que sabia das dificuldades que ele e seus irmãos passaram por não terem condições financeiras que possibilitassem o acesso a cuidados odontológicos, foi motivado abraçar a missão de levar tratamento de qualidade de forma acessível para as pessoas que, muitas vezes, não têm condições financeiras.
No final do curso universitário, surgiu a oportunidade de entrar em sociedade num consultório com dois amigos, na cidade de Paulista-PE, aos poucos, o negócio cresceu para três consultórios. Um tempo depois, surgiu outra oportunidade: comprar um consultório com uma boa clientela em Boa Viagem, bairro de classe alta em Recife,
Pernambuco
“Comecei a viver dois mercados: atendia as classes A e B com uma cadeira e uma sala de 30 metros quadrados em Boa Viagem e o público C e D em Paulista. Eu me realizava mais em Paulista, pois o impacto social era maior e ali os negócios eram escalável”.
UMA CLÍNICA DIFERENCIADA
Manoel Alvino é casado com Juliana Chalegre, ambos se conheceram na universidade, ela que, também, é formada em odontologia, foi a parceira que ele escolheu para abrir sua clínica própria. Eles estavam prontos para dar um passo maior, os dois idealizaram um modelo de negócio que era único para a época, que era levar acessibilidade e atendimento de qualidade para a classe B e C, através de aparelhos ortodônticos e estética bucal. Juntos, começarem a estudar o mercado da capital paraibana, João Pessoa, um local onde as oportunidades eram melhores para abrir uma clínica odontológica.
Montamos nossa primeira clínica Ortoestética em 2005. Só ficamos nesse lugar por 60 dias. O sucesso foi tanto que não cabiam mais clientes” – Manoel Alvino
Diante do cenário favorável, a Ortoestética começou a contratar outros dentistas e formar equipes. “Em seis meses, já tínhamos cinco consultórios na clínica.” Um ano depois, veio a segunda unidade própria, em Mamanguape, também na Paraíba. Ao final dos primeiros cinco anos, a rede tinha alcançado oito unidades.
Com muito trabalho e uma visão empreendedora de reinvestir em sua empresa, Manoel e Juliana conseguiram que a Ortoestética conquistasse um corpo empresa- rial expressivo.
“Um ponto que é muito importante é o reinvestimento, o empreendedor precisa reinvestir o seu capital, muitas vezes o empreendedor tem aquela cultura de “faturou, coloca no bolso”. Faturamento não é lucro, e o lucro não é apenas para deixar o empreendedor mais rico, o lucro foi feito para se reinvestir no seu negócio para que seu negócio possa perpetuar”.
“Quando um profissional de saúde não vende o procedimento do qual o paciente precisa, ele está deixando de ajudar e transformar a vida daquele paciente, então, só existe impacto social e só existe transformação do cliente quando existe a venda, e a segurança do cliente em comprar aquele atendimento”.
Após alguns estudos, em maio de 2011, foi aberta a primeira unidade franqueada, em Itabaiana, na Paraíba. Logo mais unidades foram abertas e como todo cresci- mento, alguns problemas apareceram.
Quando estava com 45 unidades, entre próprias e franqueadas, a Ortoestética começou a sentir um desafio, estavam com uma rede pequena para a estrutura de uma franqueadora. A equipe de assistência não dava conta, a rede própria precisava de mais atenção, faltava caixa para fazer tantas coisas e começaram a surgir alguns conflitos, no meio de tudo isso, Manoel se sentia responsável pelos problemas.
“Você vive o tormento de responder tudo e todo mundo o tempo todo, não consegue dizer não para o franqueado, não tem uma equipe preparada e não quer que sua rede seja medíocre.”
“O modelo de negócios de franquia para profissionais de saúde é tão poderoso por transformá-los em empresários, como por exemplo a dra. Giovanna Freire, que comprou uma franquia e mudou de vida. A chave principal no nosso modelo de franquia sempre foi o nosso franqueado, ele e o cliente são quem mais precisam serem ouvidos.”
Diminuindo o tempo de atendimento, dentro do consultório, para que ambos pudessem estruturar estrategicamente o negócio, um ponto a destacar é o investimento em mídia para intensificar a visibilidade da empresa, essa estratégia fez com que a rede de clínicas chegasse a 18 filiais, em pouco tempo.
“A pessoa mais importante e que está ao meu lado em todos os momentos é a Juliana, sem ela nada disto seria possível”
A FRANQUIA
O sucesso da Ortoestética despertou em alguns dentistas que trabalhavam nas clínicas o interesse em serem franqueados, foi assim que Manoel Alvino entendeu a possiblidade de fazer com que esse empreendimento chegasse ainda mais longe.
A Ortoestética, desde de sua primeira unidade, sempre trabalhou com foco em gestão por resultados, mas sem perder a excelente qualidade de atendimento. Outro ponto a destacar na gestão da empresa é o investimento em marketing, que sempre fez parte do projeto para impulsionar significativamente as vendas.
Nesse momento, Manoel Alvino buscou ajuda e com o auxílio de mentores entendeu que era preciso que ele se posicionasse como alguém que não tinha respostas para tudo.
“Entendi que poderia descentralizar os processos da franqueadora engajando os franqueados, juntando o time de oito pessoas que tínhamos com os 20 franqueados. Assim, eram 28 pessoas pensando no negócio.”
Os resultados começaram a aparecer, atualmente, a Ortoestética possui mais de 250 franquias comercializadas pelo país, estando presente em 23 estados brasileiros, já acumulam 12 prêmios nacionais, incluindo 5 estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil e o Selo de Excelência em Franquias. Hoje são mais de 1.500 colaboradores, uma projeção de faturamento de mais de R$ 200 milhões para o ano de 2022 e com o ritmo de inaugurar uma clínica a cada 3 dias úteis, a marca espera chegar a 500 unidades até o final de 2023. Manoel sempre confiou na expansão do seu negócio e com o crescimento da rede eles conseguiram ter ótimas condições para os seus franqueados, sendo a rede de franquias mais lucrativa para o franqueado porque ele não precisa pagar royalties percentual. “Quanto mais o franqueado fatura, mais ele lucra, porque não precisa pagar mais para a franqueadora”. Atualmente, a Ortoestética oferece todos os serviços da odontologia para os seus clientes e os principais serviços são aparelhos ortodônticos quase invisíveis, harmonização facial, estética dental e trata- mentos clínicos gerais.
DE APRENDIZ A MENTOR
O sucesso da Ortoestética fez de Manoel Alvino um empresário reconhecido, seus números são expressivos e suas aspirações futuras são visionárias. A Ortoestética chegou a marca de 2,5 milhões de clientes atendidos ao longo dos seus 17 anos de atividade. A satisfação dos seus clientes tem NPS (Net Promoter Score) de 92% e o maior prêmio que a franqueadora considera, é ter o primeiro franqueado na rede feliz desde a sua inauguração em 2011. São mais de 100 milhões de reais faturados no último ano, e uma estrutura com mais de 1500 colaboradores.
“É fundamental o empreendedor reconhecer quem esteve ao seu lado nas horas boas e ruins. No meu caso, o meu pai, a Juliana, o meu irmão, a equipe da franqueadora e os primeiros franqueados, sempre me apoiaram em tudo!”.
Com a trajetória de tanto aprendizado e resultados expressivos, Manoel passou a ser procurado por outros empresários, que desejam criar franquias em seus negócios ou que estão passando por desafios que ele já passou. Esses empresários enxergaram em Manoel um mentor e possível sócio. Assim, nasceu o grupo SALUTE – HEALTH BUSINESS & FRANCHISING, uma holding de marcas de saúde, beleza e bem estar que já começa com cinco marcas de grande impacto social, além da Ortoestética.
Manoel é o responsável pela seleção e curadoria das empresas que procuram o grupo SALUTE, o objetivo é formatar, expandir, implantar as franquias e desenvolver estas novas redes transformando-as em negócios grandes, sustentáveis e lucrativos na área de franquias.
A Holding quer estar ligada a marcas que prezem pelo bem-estar social de seus clientes, bem como empresas que possuem um propósito forte e, principalmente, que gerem impacto social. Manoel já selecionou 5 marcas e a meta é levar esses empreendi- mentos selecionados a terem resultados significativos, em um curto período de tempo.
O empresário entende que, para percorrer o caminho do empreendedorismo, as pessoas precisam estar preparadas para serem desafiadas constantemente, precisam estar preparadas para dizer não, e o principal, precisam ter um olhar humanizado sobre seus negócios.
Com uma trajetória empreendedora tão fascinante, e com muitos projetos, ainda, a serem realizados futuramente, Manoel Alvino tem certeza que ao ajudar muitos outros empreendedores e empresários, que estejam querendo levar transformação para a vida de outras pessoas, estará cumprindo sua missão, aquela que desde muito jovem vem colocando em prática, ajudar ao próximo a melhorar de vida.
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescenta das.” Mateus 6:33
Fotos: Verner Brenan
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