Carol Marçal fala sobre a importância de distinguir o que é ciúmes e o que é zelo em um relacionamento inabalável
O ciúmes é uma toxina emocional fruto da insegurança com você mesmo. Quando você não confia em si mesmo, não é capaz de confiar em outras pessoas. Quando mais segurança eu tenho sobre mim, mais eu confio no outro. E o fato de não confiar em seu próprio valor faz com que você tenha medo de perder uma pessoa ou objeto. Quem é ciumento demais não confia em si mesmo.
Para Carol Marçal, esposa de Pablo Marçal, saber distinguir entre ciúmes e zelo é determinante para ter um relacionamento inabalável.
Segundo ela, “quando você não confia em si mesmo, você fica jogando a culpa no outro, dizendo coisas como “mas ele não me passa segurança, ele não me passa estabilidade, confiança nesse assunto”. A única forma de romper é você se preocupar com você mesmo e saber que você tem que investir e pensar em você e não na outra pessoa.”
No entanto, existe uma grande diferença entre ser ciumento e ter zelo, porque você também não pode ser indiferente ao outro, mas você tem que ter zelo pela vida dele, tem que ficar atento aos relacionamentos e comportamentos do seu cônjuge.
Carol afirma que por diversas vezes observou determinadas situações ou relacionamentos em que disse “Pablo, eu acho que não é o melhor esse tipo de relacionamento com alguém” ou “Não estou gostando muito dessa pessoa, o que você acha do seu relacionamento com ela? Qual você acha que é a intenção dessa pessoa?” Fazer perguntas é a chave poderosa, afirma Carol. Você tem que escolher pessoas para andar que tem a ver com o seu propósito.
Ter zelo é ter cuidado, é ficar atento e entender que não é por você. O ciúme é egoísta. O zelo existe quando é em prol de um todo.