Made in Brazil: mercado brasileiro apresenta tendências de aumento na exportação
Exportação é a realização de vendas de bens ou produtos de um país para outro. Esse tipo de comercialização movimenta e impulsiona a economia global. Basicamente, é a possibilidade de entrada de uma empresa em um país estrangeiro.
Confira neste artigo como esse tipo de comercialização pode beneficiar a economia de um país em épocas de crise, além de saber como e por que exportar.
Exportações são aliadas em épocas de crise
Quando um país entra em período de crise econômica, pode ocorrer a desaceleração da produção, diminuindo também a busca por produtos. Além disso, o poder de compra da população nacional se torna menor, já que o mercado geral se encontra fragilizado.
Nessas circunstâncias, a taxa de câmbio costuma subir, tornando ainda mais propícia a busca por outros mercados por meio da exportação.
Comercializando com outros países em épocas de recessão, além de fugir do problema econômico interno, a empresa recebe o pagamento em uma moeda diferente e menos desvalorizada do que o real.
Segundo a Agência Brasil, a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) divulgou que as exportações em 2021 ficarão em torno de US$ 270,052 bilhões, com aumento, em média, de 28,7% em relação aos valores efetivados no ano de 2020.
Ainda de acordo com a AEB, estes aumentos projetados sobre as exportações refletirão de maneira positiva no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021.
Algumas das empresas nacionais que possuem presença e força no exterior são:
- Alpargatas — a empresa do ramo calçadista possui 12 fábricas na Argentina e no Brasil, além de centros de distribuição na Europa e nos Estados Unidos e mais de 600 lojas espalhadas por diversos países.
- Vale — a mineradora conta com presença em cerca de 30 países. Alguns de seus principais compradores são os Estados Unidos, Alemanha, França e Inglaterra. Além da grande infraestrutura que a empresa possui no Brasil, hoje, devido aos altos índices de exportação, optou por estabelecer escritórios em países como Indonésia, Moçambique e Argentina.
- Stefanini — a multinacional é focada em soluções tecnológicas, possuindo atuação, em média, em 30 países, como Canadá, Colômbia, Espanha, EUA, Chile, Inglaterra, Índia, Itália e México.
- Havaianas — a empresa brasileira de chinelos e outros calçados possui uma sede em Madrid, contando ainda com escritórios em países como França, Austrália, Índia, China, Estados Unidos, Alemanha e Itália. Atualmente, seus produtos são comercializados nos cinco continentes.
Quer saber quais passos precisa dar para realizar vendas para o exterior? Continue conosco e organize a papelada para estar com tudo em dia na hora de fazer novos negócios.
O que minha empresa precisa para poder exportar?
Para se iniciar neste caminho lucrativo, é necessário a resolução de algumas etapas anteriores. Primeiramente, a empresa que deseja realizar as vendas para outros países deve estar em dia com suas obrigações fiscais. Após isso, é necessário reunir alguns documentos, como:
- cadastro como exportadora no Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior),
- contrato de exportação e câmbio,
- registro de intenção de compra (do comprador).
Depois de realizar os devidos cadastros, você pode planejar sua logística e ações. Caso tenha dificuldades em qualquer uma dessas etapas, empresas especializadas em assessoria de exportação poderão ser muito úteis, visto que já conhecem os caminhos mais fáceis para obter as liberações e otimizam tempo e recursos.
Por que exportar?
Saiba alguns motivos, além da fuga da crise econômica, que podem lhe incentivar a optar por exportar seus produtos e comercializar em outros países.
- Aumento no volume de vendas
Exportar seus produtos leva a um novo mercado, viabilizando o acesso a oportunidades ainda maiores. Com o acréscimo de público atendido e de pessoas ou empresas interessadas em adquirir o seu produto, consequentemente, aumentará seu rendimento.
Com o crescimento das vendas, do faturamento e da lucratividade, a empresa expande sua carteira de clientes e perde a dependência de determinados grupos consumidores.
- Ampliação de oportunidades
Com a crise, a queda das vendas, o aumento de juros e a variação cambial, empresas com menos oportunidades podem ser expostas a diversos problemas financeiros.
Todavia, quem exporta seus produtos consegue tirar vantagem de cenários como esse. A alta do dólar torna os insumos mais caros, porém, seus preços no exterior ficam mais competitivos, aumentando, assim, o faturamento e mantendo as suas vendas.
Exportar significa novas oportunidades de negócio, tanto no aumento de possibilidades de mercados e clientes quanto no aproveitamento financeiro de maneira global.
- Incentivos fiscais
Com o objetivo de impulsionar a economia global e estimular a exportação, o Brasil oferece vantagens tributárias para a realização deste tipo de transação. Assim, o produto brasileiro se torna mais competitivo, facilitando a entrada de recursos de transações realizadas no exterior.
Desta maneira, a contabilidade se torna simplificada e o pagamento de tributos é reduzido. Inclusive, por vezes, tributos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e outros podem ser isentos de acordo com a circunstância da empresa e da compra/venda.
- Vantagem competitiva
Iniciando atendimentos e vendas em outros países, a empresa tem noções e conhecimentos diferenciados. Ao se inserir em um novo mercado, é possível a incorporação de otimizações visando o aumento da produtividade, por exemplo.
Com uma receita maior, é possível realizar melhorias também na sua mercadoria e no processo de produção. Fatores como esses podem resultar em considerável vantagem competitiva em relação às outras empresas que não exportam.
Possuindo mais oportunidades, incentivos fiscais e aumento de vendas, seu negócio se tornará ainda mais forte, sendo capaz de se manter com estabilidade também no mercado interno.
O que acha de considerar a exportação como o próximo passo para o seu negócio? Salve esse conteúdo para consultar quando precisar e compartilhe com seus amigos empresários que podem se beneficiar da exportação para a ampliação de suas vendas.