Black Friday: dicas de como evitar fraudes durante esse evento

A Black Friday 2019 acontece na última sexta-feira de novembro a cada ano, um dia especial com ofertas e descontos imperdíveis em lojas físicas e on-line, no entanto, infelizmente, também é um dia em que pode acontecer fraudes que cause prejuízos para o consumidor. Conheça as dicas de como evitar fraudes durante esse evento e aproveite seu dia de compras!

Nesse evento de ofertas que acontece todos os anos, muitas pessoas deixam para comprar os itens mais caros nessa data, como exemplo, Smart TV, geladeiras e demais eletrodomésticos e eletrônicos. Mas, precisamos ficar atentos para realizar as compras com segurança, por isso, confira as dicas a seguir:

Como evitar fraudes na Black Friday?

1. Evite os skimmers de cartão de crédito

Um skimmer é um dispositivo usado por golpistas e ladrões para coletar informações e dados do cartão de crédito da tira magnética na parte de trás do cartão.

Esses pequenos dispositivos podem ser colocados em caixas eletrônicos, maquininhas e outros. Eles são difíceis de detectar para prevenção de fraudes, porque são basicamente apenas uma tira de plástico que passa pelo slot de cartão normal.

Você pode atenuar essas ameaças secretas de segurança usando um cartão inteligente com um chip. Alguns comerciantes, como postos de gasolina, não têm leitores de chip e ainda exigem que você passe o cartão. Nesse caso, compare o dispositivo de leitura de cartões em outras bombas e procure diferenças óbvias.

2. Abandone o cartão e alivie sua carteira

A maioria das empresas de cartão de crédito não se responsabiliza por cobranças fraudulentas. Portanto, deixe seu cartão para trás. Uma estratégia inteligente de prevenção de fraudes é esvaziar sua carteira de cartões de identificação pessoal e levar apenas o necessário.

Caso sua carteira seja perdida ou roubada na multidão, você não quer se tornar vítima de roubo de identidade, não é mesmo?

As compras de final de ano nunca devem exigir que você retire seu cartão de segurança social ou forneça informações pessoais além da verificação de sua carteira de motorista para garantir que o nome e a fotografia correspondam ao cartão de crédito.

3. Fique atento

É a época mais maravilhosa do ano para fazer compras – mas não se você estiver tentando evitar roubos neste feriado. Praticar a conscientização garantirá que os fraudadores fiquem fora do seu caminho. Lembre-se de onde você está ao fazer transações em caixas eletrônicos e sempre cubra seu PIN, além disso, evite deixar sua senha anotada em papéis na carteira ou na parte de trás do cartão, e não forneça informações confidenciais a pessoas desconhecidas por telefone.

4. Monitore suas transações de compras natalinas e contas bancárias

A última coisa que você pensa enquanto se senta à mesa do jantar é monitorar suas contas bancárias. No entanto, é o horário nobre para criminosos mal-intencionados realizarem transações fraudulentas no seu cartão de crédito. Uma dica fácil de prevenção de fraudes é verificar suas transações diariamente e relatar atividades fraudulentas imediatamente.

Os ladrões farão uma pequena compra para testar e depois uma maior. Certifique-se de poder contabilizar todas as transações, independentemente de serem grandes ou pequenas!

5. Proteja as informações do seu cartão de crédito

Cuidado ao deixar seu cartão exposto, pois pessoas más intencionadas esperam que você esteja distraído demais para notá-los e tiram rapidamente uma foto do seu cartão, uma vez que a frente do seu cartão fornece informações importantes, como nome, número do cartão de crédito e datas de validade.

Ao realizar compras em sites on-line, verifique a reputação dos mesmos de forma antecipada, além disso, não informe seus dados por telefone. 

Não é preciso ficar preocupado demais, apenas adote essas dicas simples de proteção para realizar suas compras com mais segurança e tranquilidade.