Dr. Frederico Keim e a evolução cirúrgica da rinoplastia no Brasil

O número de cirurgia plástica no Brasil cresce a cada ano. Uma pesquisa realizada em 2016, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, revela que apenas entre os jovens (13 a 18 anos) a prática aumentou em 141% no país, nos últimos dez anos. No ano da pesquisa, mais de um milhão e quatrocentas mil operações foram realizadas.

Ainda outra pesquisa, realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), revela que o crescimento no número de operações é uma tendência mundial. De 2016 para 2017, no mundo todo, o crescimento das cirurgias plásticas subiu de 10 milhões para 11 milhões. Já no Brasil, ainda segundo os dados da ISAPS, o crescimento ronda em 5% ao ano.

Esse enorme crescimento também aquece a economia do setor, o que cria condições ideais para o surgimento de mais cirurgiões e clínicas especializadas – o que ajuda a democratizar esse tipo de procedimento.

Contudo, a situação também exige uma maior criticidade do paciente, principalmente no momento de escolher o profissional certo para o serviço. Já tendo realizado mais de 1500 operações de rinoplastias, Dr. Frederico Keim é especialista em otorrinolaringologia. Graduado em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau, é membro da Academia Brasileira de Plástica Facial. O doutor atende em seu consultório, na rua Avenida Juscelino Kubitschek (SP) um bairro renomado em SP. 

Sendo uma das operações plásticas mais requisitadas, a rinoplastia tem passado por um processo de evolução. Novas técnicas têm sido utilizadas, como a rinoplastia estruturada e a preservadora, que reformularam as metodologias e buscam garantir o conforto do paciente, sua recuperação rápida e resultados mais naturais.

Em resumo, enquanto na rinoplastia mais tradicional o nariz é remodelado apenas com suturas, ja na rinoplastia estruturada são utilizados enxertos retirados do próprio paciente, o qual isso fortalece a estrutura do nariz e permite a correção de desvio de septo e hipertrofia de corneto. 

Por isso, escolher um cirurgião capacitado e eficiente é muito importante para que os resultados sejam satisfatórios – não apenas durante a operação, mas também nos processos do pré e pós-operatório. O Dr. Frederico Keim entende que sua responsabilidade é maior, como médico, pois lida diretamente com o sonho de seus pacientes – o que o leva a ser cada vez mais comprometido com sua profissão.

Em suas redes socias, também se mostra muito relevante para a área – já que produz conteúdo para seu público, que compõe uma comunidade com mais de 200 mil seguidores no Instagram. Com dicas, divulgações e respostas a dúvidas, o doutor ajuda a desmitificar alguns dos conceitos erroneamente estabelecidos dentro da área e abre caminho para que a prática possa se tornar cada vez mais popular e melhor compreendida pelo público geral.