Grupo Pela Vidda SP realiza ações de prevenção ao HIV/Aids

O Centro de Referência e Defesa da Diversidade está sempre promovendo diversas atividades que visam a inclusão social de homossexuais, profissionais do sexo, travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade e risco. Através do Grupo Pela Vidda SP, à frente do CRD desde 2008, a entidade é responsável por orientar e acolher a população LGBT que vive, trabalha ou frequenta o centro da cidade.

Dentro dessa proposta, o grupo realizou uma ação na sexta, dia 11, durante a realização de um evento sexual no Dédalos, novo sex club direcionado ao público gay masculino na região do Largo do Arouche. Dois agentes estiveram no local com distribuição de material de aconselhamento e prevenção ao HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Foram distribuídos kits de autoteste, uma tecnologia de prevenção disponível gratuitamente, em que, diferentemente dos procedimentos tradicionais de testagem, o próprio usuário é quem faz o exame, sem auxílio de um profissional. A medida visa o controle das infecções, tendo em vista que quanto antes se começa o tratamento, mais rápido o reagente fica com a carga indetectável.

Centenas de rapazes passaram pelo local durante a ação, tendo acesso a informações sobre algumas medidas preventivas como o uso da camisinha e o Prep (Profilaxia Pré Exposição) . “Ficamos muito felizes com o resultado da nossa parceria com a Dédalos. Não fazemos julgamentos ou orientações que sejam impositivas, para nós o importante é que as pessoas tenham prazer e se cuidem” diz Eduardo Barbosa, representante do CRD.

Para saber mais, visite o site do Grupo Pela Vidda SP.