Material de construção: Como escolher a melhor serra tico-tico?

A serra tico-tico, também conhecida como serra de vai e vém ou serra de recorte, é uma ferramenta elétrica indispensável para quem quer um material de construção para realizar trabalhos de corte de todos os tipos, desde o mais básico, até aos mais detalhados. Com pequenas serras, esse material de construção corta de forma fixa ou manual diversos tipos de material, como por exemplo madeira, plástico e metais.

Como pode ser usada para diversos fins, o mercado oferece diversos modelos diferentes que podem causar dúvidas na hora de vocês escolher qual a melhor serra tico-tico para você. Mas antes de ir às compras, você precisa definir para qual finalidade usará este material de construção: de forma profissional ou de forma despretensiosa para fazer algumas coisas diferentes na sua casa, recorrendo até mesmo aos famosos tutoriais de “do it your self”.

  • Material de construção usado como ferramenta de trabalho

Se esse é o seu objetivo, a sua serra tico-tico precisa ser mais completa e de potência maior.

Para realizar alguns trabalhos para ajeitar sua casa, a sua serra tico-tico precisa ser um modelo mais compacto e simples, para que o manuseio seja melhor. E claro, sem muitas funcionalidades, como modo pêndulo ou com ajuste de ângulo.

Agora que você já definiu a finalidade de uso do seu material de construção, você precisa ficar atento às seguintes características para comprar a melhor serra tico-tico para você:

  1. Modelo movido a bateria ou fio?
  2. Potência e velocidade
  3. Ergonomia do material de construção

1.  Modelo movido a bateria ou a fio?

Primeiro de tudo, você precisa pensar no espaço em que vai usar a ferramenta. Se for um lugar espaçoso, que possui diversas tomadas à vista e você quer que tenha potência maior, o modelo ideal é a fio. Agora, se o seu espaço é pequeno, não possui muitas tomadas e você quer levar a sua serra tico-tico para diversos lugares, opte pelo modelo movido a bateria.

Para quem vai usar esse material de construção profissionalmente, o mais indicado é o que funciona a bateria, mas a dica é ficar de olho no tempo de duração que o modelo possui e a potência do equipamento.

2. Potência e velocidade

Ambos interferem diretamente no trabalho, esforço e tempo de uso do equipamento, por isso, tome cuidado! Quanto maior a potência, maior será a facilidade de você cortar materiais mais resistentes. Já a velocidade tem a ver com a precisão, ou seja, quanto mais rápida, mais preciso é o corte.

Mas fique atento aos materiais que você quer cortar, porque alguns exigem velocidades maiores ou menores. Dê um Google antes de começar a procurar.

Geralmente os modelos mais básicos vem com variação de pelo menos 4 velocidades, com potência de 400W, esses são os ideais para quem vai usar a ferramenta para fazer algumas coisas em casa. Agora se você for usar de forma profissional, o ideal é investir em um material de construção com pelo menos 7 velocidades e com uma potência maior, para dar conta de realizar todos os tipos de trabalho.

3. Ergonomia do material de construção

Por último e não menos importante, você deve focar no conforto ao manusear o equipamento. Então, a dica aqui é, antes mesmo de ir até o caixa de uma loja de material de construção da sua preferência, você precisa testar a serra tico-tico.

Assim, você sentirá mais seguro para fazer o seu trabalho, seja ele profissional ou não.

Gostou das dicas? Esperamos que tenha sido útil! Agora pode ir comprar sem medo a sua serra tico-tico e mãos à obra.