Entenda como vencer a procrastinação, orienta Rafaela Freire

Procrastinar consiste em deixar para depois o que se pode fazer agora. Todos nós, em algum momento de nossas vidas, procrastinamos. No entanto, isso não quer dizer que a procrastinação deve ser algo que deve fazer parte de nossa rotina.

Quando se deixa de fazer coisas importantes no momento em que elas devem ser realizadas, perdemos algo precioso, que é nosso tempo. E tempo é coisa séria. Quanto mais você o desperdiça com coisas banais, menos consegue alcançar os seus objetivos e isso faz de você uma pessoa desmotivada.

Nesse texto, iremos falar de como uma ajuda profissional pode ajudá-lo a ser mais produtivo.

Quem é Rafaela Freire?

Rafaela Freire é uma psicóloga formada desde o ano de 2013 que atualmente reside em Portugal.

O início de sua carreira foi na área organizacional, dentro do Grupo dos Guararapes, um dos maiores do Brasil.

Com o tempo, e com os anos de sua experiência dentro do setor de RH, ela pode aprender coisas importantes sobre produtividade.

Assim, ela pode se envolver em projetos onde foi possível o treinamento de mais de 2 mil pessoas.

Atualmente, Rafaela tem especialização nessa área e utiliza as redes sociais como forma de alcançar mais pessoas.

Através de suas dicas e reflexões, muitos podem melhorar as suas vidas erradicando delas, comportamentos que levam à procrastinação.

Como um psicólogo pode te ajudar a ser mais produtivo?

Nós, ao longo de nossas vidas, passamos por uma série de experiências, traumas e costumes que nos permite construir nossa personalidade.

Porém, nem sempre estamos atentos a isso. Talvez tenhamos medo de tentar algo novo, ou até mesmo, temos algum bloqueio em nossas mentes e nem sequer temos ciência disso.

Um psicólogo ajuda não só com questões emocionais, mas trabalha diretamente com o desenvolvimento pessoal de um indivíduo. E este, está diretamente relacionado a sermos mais produtivos.

Como a produtividade pode nos ajudar no desenvolvimento pessoal

Note que vemos uma grande quantidade de pessoas que estão completamente desmotivadas. Elas já não sabem o que querem, quem são, onde estão ou para onde vão.

Estas pessoas não tem mais objetivos e metas. Elas seguem apenas um fluxo. E isso se torna muito perigoso, pois pode levar a pessoa a entrar em um estado depressivo e ansioso.

Não saber como se tornar mais produtivo e estar cada dia mais desmotivado é um sinal de que tem algo errado que precisa ser consertado.

E um profissional que foca nesse desenvolvimento pessoal, irá te ajudar a entender bem como, tentar resolver os seus problemas.

Devemos ainda lembrar que produtividade não está ligada diretamente ao número de coisas que você faz por dia, mas sim, à quantidade de coisas que você faz e que tem significado para você.

Ou seja, trabalhar o dia todo, encher a mesa de post ‘ its e tarefas inacabadas, ter a caixa de e-mails sempre abarrotada e serviços a serem completados não é sinal de que você está sendo produtivo.

E você pode cumprir todas estas tarefas, responder todos os e-mails, mas se isso não gerar valor e crescimento pessoal, serão apenas tarefas e não produtividade em si.

Nesse sentido, é preciso que você faça uma reflexão: o que você tem feito por você, pelos seus sonhos, objetivos e metas?

Se não consegue responder, ou não sabe como, um profissional especialista na área poderá ajudá-lo com isso.