FESTRIOBEER REÚNE MAIS DE 50 TIPOS DE CERVEJAS ARTESANAIS

O Planetário da Gávea recebe a partir do dia 24 maio a 7ª edição da FESTRIOBEER, festival de gastronomia e música que reúne mais de 50 tipos de cervejas artesanais, além de oferecer oportunidades de negócios para aqueles que desejam ganhar dinheiro fabricando a bebida. A entrada é gratuita.

Na lista do evento estão confirmados: Cervejaria Therezópolis, Cervejaria Noi, Cervejaria Sundog, Cervejaria Colonus, Cervejaria Hocus Pocus, Cervejaria Jeffrey, Cervejaria Trópica, Cervejaria Dois Irmmãos, Vírus Bier Cervejaria, Cervejaria Mahi, Cervejaria Octopus, Cervejaria Old School, Vini Beer on the Road, Cervejaria Penedon, Dois Cariocas, entre outras.

Além de degustar uma bebida de excelência, os participantes terão a oportunidade de aprender e conhecer cases de sucesso. Ana Papillon falará sobre a “ Rota Cervejeira“ e o turismo da cerveja e do lúpulo de Teresópolis, Sérgio Fraga desmitificará os segredos da cerveja artesanal e de sua fabricação, Fabianni Ciraudo contará os segredos do sucesso da marca Ceviche., Eloi Leite fala sobre linguiças artesanais (maturação a seco com manteiga). As palestras são gratuitas e terão a a duração de 60 minutos .

Na sexta-feira o DJ Gabriel Gazzaneo coloca todo mundo para dançar a partir das 17h seguido da banda Five Minutes of Rain . No sábado é a vez da banda Dois ou Dez e para fechar o evento no domingo, a Banda Charles Bronson Rio.

Cronograma

Sexta Feira – 24 de maio

17h Abertura da Feira (Dj Gabriel Gazzaneo)

20h30 – Show com a Banda Five Minutes of Rain

Sábado 25 de maio

15h – Abertura da Feira (Dj Gabriel Gazzaneo)

16h – Palestra (Espaço Gourmet) Fabianni Ciraudo, Empresária, Psicóloga, Proprietária da marca Ceviche da Fabi, localizado no Mercado de Produtores no Uptown Barra

17h30 – Palestra (Espaço Gourmet) Francesca Sanci fazendo uma harmonização com cervejas artesanais.

19h – Show com a Banda Dois ou Dez

19h – Palestra (Espaço Gourmet) Rafael Lopes, sócio do Hells burguer vai falar sobre sua experiência e os segredos do sucesso.

Domingo dia 26 de maio

15h – Abertura da Feira (Dj Gabriel Gazzaneo)

16h – Eloi Leite – Linguiças Artesanais – maturação a seco com manteiga.

17h30 – Sérgio Fraga – “Cerveja, esta famosa desconhecida”. Vou falar sobre o que é, como se faz, estilos, mitos e verdades e dicas de harmonização.

19h- Show com a Banda Charles Bronson Rio

19h – Ana Papillon da Rota Cervejeira falando do turismo da cerveja e do lúpulo de Teresópolis.

Sobre os participantes

PALESTRANTES

Sérgio Fraga

Formado como técnico cervejeiro pelo ICB – Instituto da Cerveja Brasil / TUM – Technische Universitat Munchen – Weihenstephan e com curso complementar no SENAI. Foi sócio e o cervejeiro da Cervejaria Fraga, que operou no mercado desde 2013 até 2017.

É um dos fundadores da Associação de Cervejeiros Caseiros do Rio de Janeiro.

Atualmente atua como palestrante e professor de cursos sobre a produção de cervejas, além de ser sócio da Lamas Brewshop Rio, loja de insumos e equipamentos para fabricação caseira de cerveja.

Marina Lage e Rafael Lopes

A paixão pelo universo dos hambúrgueres foi o pontapé inicial na história do Hell’s Burguer. Há 7 anos o trio de chefs Rafael Paredes, Rafael Lopes e Marina Lage, iniciou sua jornada no mercado carioca.

Inicialmente participando de feiras e eventos, foram ampliando os horizontes, e atualmente administram 3 lojas (Botafogo, Barra e Centro), além de 1 foodtruck e equipes para eventos de menor porte, como festas, formaturas, palestras e afins.

O Hell’s Burguer está entre os pioneiros do formato Hamburgueria no Rio de Janiero. Ao longo deste período, muitos ajustes foram feios, muitas ideias implementadas, e muitos Burgueres servidos.

Vamos conversar sobre carnes, acompanhamentos, molhos e mercado de trabalho. Dividir receitas e experiências de uma jornada de sangue, suor , lagrimas, risadas, e muito sucesso.

Ana Pappilon

Coordena a Rota Cervejeira do Rio (região serrana), onde ao todo são 27 cervejarias associadas.

Consultora em brewpubs onde iniciou e ficou por 3 anos à frente da Vila St. Gallen (a casa da cerveja Therezópolis)

Sócia da empresa (HOP HANTER), onde trabalha a cultura do lúpulo no Brasil desde a venda da muda, manejo do solo, colheita e finalmente a venda dos cones.

Fabiani Ciraudo

Fabianni Ciraudo, Empresária, Psicóloga, Proprietária da marca Ceviche da Fabi, localizado no Mercado de Produtores no Uptown Barra, e ocasionalmente na Praia da Macumba. Presente também no Quiosque Aconchego Carioca na Praia do Leme.

Ela vai falar da história de sair da experiência de empreender com o ceviche e chegar a ser sócia de um quiosque na orla, o Aconchego Carioca

Francesca Sanci

Formada em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

(UFRJ) e sommelière de cervejas pelo Science of Beer. Além das especializações na área de cerveja, cursou outros diversos cursos na área de vinhos e destilados, atuando a mais de seis anos na área de gastronomia, na qual começou como cozinheira e bartender. Realiza hoje, trabalhos de sommelieria e consultoria. Ex-coordenadora da Instituição de ensino Science of Beer, é juíza de concursos de cervejeiros caseiros dentro e fora do Rio de Janeiro.

Éloi Leite

Chef de cozinha especializado em Charcutaria (arte da conservação alimentar), assador, contemporânea, passou por diversos restaurantes dentro e fora do país.

Hoje desenvolve um trabalho de Workshops na área de Charcutaria e Churrasco avançado.

A criação de novas técnicas e o Mix do churrasco com a cozinha artesanal tradicional para trazer à mesa de volta os sabores de Vó!

Música

Gabriel Gazzaneo (Gazza)

É produtor musical e DJ, tendo como carreira desde 2013. Residente da festa Santokê há 4 anos, é figura repetida em casas alternativas do Rio como Fosfobox e Casa da Matriz, e festas e festivais de cerveja por todo o Estado.

Banda Five Minutes of Rain

Criada no dia 8 de outubro do ano de 2015, surge como brincadeira entre amigos de escola de música, com Luiz Augusto (vocal), Lucas Monteiro (contrabaixo e vocal), Gabriel Duarte (guitarra), Matheus Brito (bateria) e Stéphanie Vetromille (guitarra). O grupo vem conquistando o público por onde passa, sendo garantia de sucesso e casa cheia.

O repertório diversificado agrega clássicos do pop/rock nacional e internacional das décadas de 80, 90 e 2000, tais como: Legião Urbana, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Ira!, Plebe Rude, Nenhum de Nós, Uns e Outros, Charlie Brown Jr, RPM, Ultraje a Rigor, Mamonas Assassinas, Titãs, Pink Floyd, Guns N’ Roses, Red Hot Chili Peppers, Metallica, The Smiths, Pearl Jam, Simple Minds, REM, entre outros.

Banda Dois ou Dez

A banda é repleta de influências que passam pelo rock nacional da década de 80 e pela música popular brasileira, a DOIS OU DEZ chega com a força que o rock sempre imprimiu, mesclando a energia das guitarras com riffs marcantes, vocal enérgico, swing e letras que retratam sentimentos.

Banda Charles Bronson Rio

A banda carioca formada por Felipe Lima ( guitarra), Marcel Assis (guitarra e violão), Cal Galvão (baixo), Raphael Azambuja (voz) e Carlos Sandino ( bateria) interpretam hits como The Police, Duran Duran, Billy Idol, A-HA, Mettalica, entre outros.

Serviço

FESTRIOBEER

Local: Planetário da Gávea

Endereço: Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea,

Horário: 24 (sexta-feira) das 17h às 22h,

Sábado(25) e Domingo (26)

Horário: 15h às 22h