Menu a seis mãos com chefs Alex Sotero, Dadis Vilas Boas e Cadu Carneiro

No dia 26 de maio, domingo, os chefs Alex Sotero, Dadis Vilas Boas e Cadu Carneiro, participantes do reality show Top Chef irão preparar um menu a seis mãos, no Mandioca Cozinha. Este será o terceiro almoço do Projeto Descobre Brasil com objetivo de captação de recursos que serão destinados a um documentário sem fins lucrativos.

O documentário será em formato de série com 6 episódios, cada um deles falando sobre um subproduto da mandioca: cauim, polvilho, farinhas, tiquira e tucupi e visa mostrar a importância desta raiz brasileira, muito valorizada pelo mundo, considerada inclusive como alimento do século XXI pela ONU.

O documentário é uma iniciativa da Madu Melo, chef e proprietária do Mandioca Cozinha e do cineasta italiano Riccardo Rossi. “A mandioca além de ser um alimento extremamente versátil conta muito sobre a nossa origem e a nossa cultura. Está presente na mesa de todos nós, e é o elo que une o nosso país, alimentando milhares de pessoas, de diversas formas diferentes. É isso que queremos mostrar neste documentário.”, explica Madu.

O conteúdo será distribuído gratuitamente via YouTube do restaurante, parceiros e ficará disponível nas universidades como material educativo. O objetivo é conscientizar as pessoas a respeito deste ingrediente e ajudar a levar turismo de base comunitária para estas regiões, fomentando de forma sustentável a economia local.

Para fazer este projeto acontecer, o Mandioca Cozinha promove almoços que acontecem uma vez por mês, sempre aos domingos. A maior parte dos insumos é doada por parceiros e os chefs convidados têm que fazer uso total dos alimentos, seguindo a diretriz já usada no restaurante.

Sobre o Mandioca Cozinha:
Da folha à raiz, tudo se aproveita desta planta extremamente versátil e consumida em todo o Brasil. No Mandioca Cozinha aparece como estrela principal, como ingrediente de preparo ou ainda no formato de seus muitos subprodutos: tapioca, farinhas, polvilho etucupis tornando-se o elemento que une a gastronomia brasileira.

Criado pela chef pernambucana Madu Melo, o restaurante inaugurado em Julho/2018 na Vila Buarque – novo polo gastronômico da capital -, explora todas as facetas dessa planta 100% nacional e apresenta a mandioca em todos os pratos da casa, da entrada à sobremesa, não se limitando a uma região específica, mas mostrando como a mandioca está presente em todas as regiões do país. “No Brasil são mais de 200 tipos catalogados, vários subprodutos e uma infinidade de farinhas. Tem como não estar presente em todas as mesas do nosso país? A mandioca tem que ser vista como patrimônio e a farinha como nosso terroir”, reforça a chef Madu, que depois de um período sabático de pesquisas decidiu abrir um restaurante que resgatasse a cultura e o orgulho brasileiro.

O menu conta com opções veganas e vegetarianas, cardápio 100% sem glúten e insumos preferencialmente orgânicos e de pequenos produtores. Para harmonizar com toda essa brasilidade, as cartas de cerveja e de vinhos são também exclusivamente nacionais vindas de várias regiões do país. “Eu quis quebrar esse paradigma de que vinho bom é produzido no Sul, por exemplo, e trago rótulos de Pernambuco e São Paulo.”, conta Madu. A carta de bebidas possui também cachaças e tiquira, destilado da mandioca muito famoso no Maranhão. Para finalizar o menu, o restaurante oferece café coado de pequenos produtores de Minas Gerais servidos em copinho biodegradável feito de mandioca.

Serviço:
Mandioca Cozinha
www.mandiocacozinha.com.br
Endereço: Rua Doutor Cesário Mota Junior, 187 Vila Buarque São Paulo SP – CEP 01221-020 (próximo ao metrô Santa Cecília)
Tels: 11 2936-9427 e 99282-7556 (whatsapp)
E-mail: [email protected]
Capacidade: 46 lugares.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 11h30 às 15h; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 16h30. Não abre às segundas-feiras e nem para o jantar.
CC: Amex, Diners, MasterCard, Visa.
CD: Alelo, Maestro, Sodexo, Visa Electron, VR, Ticket Restaurante.
Não aceita cheques.
Tem ar-condicionado e acesso wi-fi.
Não possui área para fumantes.
Acesso e banheiro adaptado para deficientes físicos.
Possui cadeirões para bebês (02).
Possui fraldário.
Sem estacionamento próprio.
Não possui serviço de valet.
Serve vinho em taça (R$ 12, tinto ou branco, da vinícola Rio Sol, de Petrolina – PE).
Não permite levar seu próprio vinho. Adega climatizada com capacidade para 40 garrafas. Aberto em 23 de julho de 2018.
Facebook: /mandioca.cozinha
Instagram: @mandioca.cozinha