A Dentista dos Famosos Dra. Paula Simioni fala dos Cuidados com a Higiene Bucal no Verão.

Livia Cortinovis-Dra. Paula Simioni

 

Estamos no tão esperado verão. Mas o que a higiene bucal tem a ver com a estação mais quente do ano?

A dentista dos famosos e celebridades  da televisão Brasileira Dra. Paula Simioni , em entrevista ao nosso portal , esclarece essas informações ao lado da sua paciente, apresentadora e merchandete  mais cotada para campanhas Lívia Cortinovis  da Rede Record.

`` É simples, com o verão vem as viagens à praia, dias na piscina, churrascos sem hora para acabar, etc. E com isso os cuidados com a higiene bucal vão ficando de lado´´.

Além disso, é no verão que tomamos mais sorvetes, refrigerantes, cervejinhas, caipirinhas, etc. E quem leva a escova de dentes na praia? E para as crianças? Salgadinhos, milho cozido, cachorro quente… afinal é férias, o almoço pode ficar para depois. E com todas essas diversões, 80% da população brasileira  não  escovam os dentes, comem mais alimentos cariogênicos, não passam fio dental, e por aí vai. Aí surgem os problemas! Quer saber como se cuidar mesmo com as férias de verão, churrascos e todas as tentações? 

 

DICA 1: Faça a mala corretamente

Vai viajar para aproveitar o verão em uma linda praia ou casa com piscina? O ponto fundamental é fazer sua mala sem esquecer o kit de higiene bucal.

Quer saber como montar um bom kit de higiene bucal?

Observe a condição de sua escova de dentes antes de ir “enfiando” ela dentro da mala. Lembre-se que a recomendação é trocar de escova a cada 3 meses é dessa forma que indicamos os nosso pacientes aqui na Simioni Odontologia.

Compre uma capa de proteção para sua escova de dentes, assim ela não fica diretamente em contato com o estojinho (ou necessaire). As capinhas também protegem contra bactérias e germes. Na hora que terminar de usar, seque as cerdas da escova para não mofar dentro da capa.

Se sua necessaire for pequeninha, existem creme dentais, escovas, fio dental e até enxaguantes bucais em versão mini.

Leve também protetor labial para manter os lábios hidratados. Se você for a praia, há também protetores solares labiais. Assim você evita o ressecamento e descamação dos lábios.

Ande com seu kit de higiene bucal sempre à mão.

 

DICA 2: Fuja dos refrigerantes

 

Os refrigerantes contêm ácido fosfórico, uma substancia que pode acabar com o esmalte dental. Somando-se a isso, a alta concentração de açúcar nessas bebidas pode resultar em cáries dentárias (e sobrepeso).

Outra vantagem em evitar refrigerantes é a alta quantidade de sódio, prejudicial à nossa saúde. Não bastasse isso, os refrigerantes causam a falsa sensação de matar a sede, mas por conterem muito açúcar e sódio na verdade eles desidratam, nos levando a consumir mais e mais.

Opte por bebidas naturais: água, água de coco e sucos de fruta.

Dra. Paula Simioni- Livia Cortinovis

 

DICA 3: Cuidado ao consumir limão

Nada melhor que uma limonada bem gelada (ou uma caipirinha) em um dia de verão, não é mesmo?

Mas cuidado com essa pequena fruta! Em primeiro lugar porque o suco do limão pode causar manchas na pele, lave muito bem as mãos após entrar em contato com o suco da fruta.

Além da pele, você sabia que o limão pode manchar os dentes? Sim, devido ao elevado teor de ácido cítrico, podendo desmineralizar o esmalte dental e causar sensibilidade.

Se for ingerir bebidas com limão ou outras frutas cítricas, de preferência ao uso de canudos, para diminuir a superfície de contato com os dentes.

 

DICA 4: Coma frutas

As frutas são as melhores amigas em dias de verão, elas hidratam, saciam e evitam que você fique se entupindo de biscoitos e salgadinhos. Além disso, as frutas são muito fáceis de levar para qualquer lugar, basta uma bolsinha térmica e pronto, você tem seu lanchinho garantido.

Mas outra enorme vantagem das frutas é que, algumas delas ajudam na limpeza dos dentes! O morango, por exemplo, auxilia no combate ao acúmulo da placa bacteriana, remover manchas e clarear os dentes.

Outras frutas “limpantes” são maçã, pera e goiaba. Só não se esqueça que elas contêm frutose, então, ao chegar em casa escove os dentes.

Dra. Paula Simioni- Livia Cortinovis

 

DICA 5: Beba muita água

A água é imprescindível nos dias de verão, ela hidrata o corpo de dentro para fora. Para a saúde dos dentes a água é importante para remover sujidades e resquícios de alimentos dos dentes até que você possa fazer a devida higiene, é dessa forma que indicamos aos nossos pacientes na simioni Odontologia como estar bem com a saúde bucal no verão . 

 

 

  

 

 

http://simioniodontologia.com.br/

 

 Por: @lookstarproductions @drasimionipaula @liviavortinovisoficial