Ver Bem e Instituto Verter realizaram parceria que pretende impactar 20 mil crianças de escolas municipais em São Paulo

 O Projeto “Ver na Escola” vai oferecer exame oftalmológico e óculos de grau gratuitos e orientações para escolares na faixa etária entre 3 e 15 anos

Ver Bem, marca de óculos fundada por Ralf Toenjes, e o Instituto Verter, OSCIP fundada pelos médicos Marinho Jorge Scarpi e Eduardo Parente Barbosa, realizaram uma parceria, onde o Instituto Verter fará o atendimento oftalmológico gratuito de 20 mil crianças e doará os óculos de grau viabilizados pela Ver Bem.

Serão atendidas crianças na faixa etária de 3 a 15 anos e os atendimentos serão em EMEIs (Escola Municipal de Educação Infantil) e EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) locadas em 16 CEUs (Centro de Educação Unificado) identificados em conjunto com o Conselho dos CEUs – COCEU.

A ação irá envolver muito mais que a consulta oftalmológica, conscientizando sobre a importância da saúde visual nessa fase da vida das crianças por meio de palestras para professores, assistentes, coordenadores educacionais e líderes comunitários, que serão os “novos agentes de saúde ocular’’, aliados durante todo o processo.

”Todos os dados coletados serão utilizados para produção cientifica com o objetivo de trazer informações relevantes sobre o estado da saúde ocular, principalmente das crianças na primeira infância e jovens ainda em fase escolar”, Rodrigo Galvão Viana, Gestor Executivo do Instituto Verter.

O projeto é apoiado via Lei de Incentivo pelo FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de São Paulo) e visa integrar a comunidade como um todo, pois os pais receberão um comunicado da ação, material educativo sobre os principais cuidados para uma boa saúde ocular  e desenvolvimento visual e a população local será convidada para trabalhar de forma voluntária para colaborar com a organização do evento.

Além disso, para cada óculos entregue durante os atendimentos, um será doado para a Renovatio, ONG fundada em 2014 por três estudantes do Insper, de São Paulo que atua na distribuição de óculos e atendimento oftalmológico para pessoas em comunidades carentes. A Renovatio firmou convênio com o Verter para que esses óculos sejam doados para pessoas que serão atendidas em outras ações sociais de comunidades carentes que o Instituto já tem em seu cronograma.

Nós da Renovatio temos o objetivo de doar 1 milhão de óculos até o ano de 2021, nosso foco são as regiões carentes do Brasil, até o momento entregamos de 25 mil óculos  em 17 estados brasileiros”, diz Ralf Toenjes diretor da Renovatio e Ver Bem.

Segundo o MEC, a deficiência visual é o principal motivo de evasão escolar no país (22,9%), por isso, a escolha pelos CEUs, instituições localizadas em áreas de alta vulnerabilidade.

 Sobre a Renovatio e Ver Bem

A ONG Renovatio foi fundada em 2014 por três estudantes do Insper, de São Paulo, atua na distribuição de óculos e atendimento oftalmológico para pessoas em comunidades carentes. Com ações sociais e consultórios móveis, a ONG, que já atuou em 17 estados brasileiros, e doou mais de 25 mil óculos visa entregar 1 milhão de peças até 2021.

Depois de quatro anos gerindo a Renovatio, o Ralf Toenjes criou a Ver Bem. Uma nova marca de óculos que também carrega a veia social do empreendedor, o objetivo é  ajudar na realização da meta da Renovatio. A Ver Bem fará a doação de um óculos de grau para cada óculos vendido. Ou seja, você compra um óculos, e automaticamente doa outro para alguém que precisa mas não possui condições de comprá-lo.

Sobre o Intituto Verter                        

O Instituto Verter é uma OSCIP fundada há 13 anos pelos médicos oftalmologistas Marinho Jorge Scarpi e Eduardo Parente Barbosa e hoje tem como principal mantenedor o Grupo HOlhos.

A missão do Verter é produzir conhecimento e capacitar profissionais para atuar, desenvolver assistência e pesquisas nas áreas da promoção da saúde visual, da reabilitação e da inclusão de deficientes visuais, com responsabilidade social.

Nesses 13 anos de atuação foram atendidos cerca de 12 mil pessoas e mais de 6 mil óculos foram doados.

O Verter mantém parcerias que viabilizam atendimentos de pacientes com deficiências intelectuais, moradores de comunidades indígenas e quilombolas, casas de acolhimento, instituições de longa permanência do idoso, entre outros.

Também já foram viabilizadas, através destas parcerias, aproximadamente, 400 cirurgias oftalmológicas sociais.